Notícias

Sanepar e Prefeitura de Beltrão apresentam projeto da rede de esgoto na Cidade Norte

05/03/2012

A Sanepar e a Prefeitura de Francisco Beltrão realizaram audiência pública com os moradores dos bairros da Cidade Norte para apresentar e discutir o projeto de implantação da rede de esgotamento sanitário. A audiência foi realizada no Colégio Estadual Tancredo Neves.

Com investimentos de R$ 7.312.000,00, financiados pela Caixa, a Sanepar e o Governo do Estado irão implantar mais de 48 mil metros de rede coletora e construir uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada na bacia hidrográfica do Rio Santa Rosa. Inicialmente, serão beneficiadas cerca de 4 mil famílias, que vivem nos bairros Pinheirão, Sadia, Pinheirinho e Jardim Floresta. As obras da ETE e da rede devem ser iniciadas no próximo semestre, com duração prevista de dois anos.

Na audiência pública estiveram presentes o prefeito Wilmar Reichembach, o gerente geral da Sanepar para as regiões Oeste e Sudoeste, Renato Mayer Bueno, o gerente regional Celço Arisi, e o chefe do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), José Wilson de Carvalho.

A realização de audiências públicas para discutir os projetos de saneamento com as comunidades é uma orientação do Governo do Estado, para que a população participe da discussão sobre as obras a ser realizadas e que se refletem diretamente em cada comunidade. “A Sanepar atende o município de Francisco Beltrão desde 1973. O desafio inicial era levar água tratada a toda população, agora nosso trabalho está focado na universalização do serviço de coleta e tratamento de esgoto”, afirma Bueno.

Atualmente, Beltrão tem cerca de 20.500 ligações de água, além de 11.719 ligações com rede coletora de esgoto. O prefeito Wilmar Reichembach, reitera que a prefeitura assumiu o compromisso de trabalhar em conjunto com a Sanepar para que esse índice continue aumentando. “Para isso, aprovamos uma lei municipal que estabelece que novos loteamentos só poderão ser abertos se as moradias forem contempladas com rede de esgoto. Assim, poderemos garantir ao longo do tempo que todas as regiões da cidade sejam atendidas”, explica.

Durante a audiência, o presidente da Associação Comercial e Empresarial da Cidade Norte (Acinor), Neocir Nezze, destacou a participação da sociedade organizada da Cidade Norte, que há tempos aguardava a chegada do sistema de esgoto. “É uma grande conquista, estamos contentes e otimistas com a série de benefícios que esta obra irá nos proporcionar”.

Termo Aditivo - Na ocasião, Reichembach também assinou o termo aditivo ao contrato de concessão, garantindo nova obra de ampliação da rede de esgoto que contemplará os bairros Seminário e Marrecas para atender 190 novas ligações. Com recursos próprios da Sanepar, serão investidos R$ 472.114,00 para ampliação de cinco mil metros de rede coletora.

Bueno responde a dúvidas sobre funcionamento e valores das tarifas da Sanepar

Reichembach e Bueno esclarecem população sobre as obras que contemplarão a Cidade Norte

Galeria