Notícias

Sanepar e Prefeitura de Dois Vizinhos formam agentes socioambientais

24/05/2012

Objetivo é informar moradores sobre rede de esgoto em implantação no município 

A Sanepar e a Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos iniciaram nesta semana a capacitação de agentes de saúde para abordagem socioambiental. A atividade dos agentes será desenvolvida com os moradores beneficiados pelas obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário. O treinamento foi realizado na última terça-feira (22) por técnicos de educação socioambiental da Sanepar, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Alto da Colina, em Dois Vizinhos.

A partir da atividade de formação, os 22 agentes capacitados irão aplicar um questionário com os moradores e informar sobre a rede coletora que está sendo implantada na localidade. O trabalho terá início no próximo mês nos bairros Jardim da Colina, Jardim Marcante e Nossa Senhora de Lurdes. Esta é a primeira atividade do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS), desenvolvido por meio de uma parceria entre Prefeitura e Sanepar.

De acordo com o secretário de Planejamento e Ações Estratégicas, Cleiton Nicaretta, o programa é uma contrapartida exigida pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para todos os municípios que mantêm convênio na área de saneamento básico. "A ideia é de que as ações de saneamento sejam otimizadas, e que a população tenha informação e orientação sobre as obras e participe de todo o processo, por isso contamos com a parceria da Sanepar", explica. 

Diagnóstico - Segundo a gestora socioambiental da Sanepar, Marilucia Cyrino Rodrigues, a aplicação do questionário tem o objetivo de diagnosticar a realidade das comunidades atendidas pela obra. "Os agentes irão visitar todos os imóveis, aplicando o questionário e repassando informações sobre os benefícios da rede de esgoto para a saúde e preservação do meio ambiente, e também sobre os investimentos que estão sendo realizados".

Na primeira etapa do projeto estão sendo construídos 20.614 metros de rede e 4 mil metros de interceptor, que resultarão na implantação de 1.164 novas ligações nos bairros Jardim da Colina, Jardim Marcante, Santa Luzia, Concórdia, Nossa Senhora de Lurdes e Vitória. Na segunda etapa da obra, também está prevista a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pinzon. O total de investimentos para a execução do projeto global é de R$ 4.111.111,11.

Para a realização de mais esta obra de ampliação da rede de esgoto a Sanepar forneceu os projetos de engenharia, auxiliou no processo licitatório e colabora na fiscalização dos trabalhos da empreiteira. Para o gerente regional da Sanepar, Celço Arisi, as parcerias com os municípios são essenciais para elevar o índice de atendimento da população com os serviços de saneamento. “Com isso estamos contribuindo com o objetivo do Governo do Estado para a universalização dos serviços de saneamento básico”.

Galeria