Notícias

Sanepar e Prefeitura de Porto União realizam audiências públicas

13/03/2015

Contrato de Programa entre Sanepar e município e Plano Municipal de Saneamento Básico foram apresentados à população

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) realizou esta semana, em Porto União (SC), audiência pública para apresentação da proposta do Contrato de Programa a ser firmado com o município, único fora do Paraná atendido pela Sanepar. Também foi feita outra audiência para falar do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), elaborado pelo município com contribuição técnica da Sanepar.

De acordo com o gerente regional da Sanepar, Bolívar Luiz Menoncin Junior, o Contrato de Programa é um instrumento que substitui o antigo contrato de concessão. Nele também estão as metas existentes no Plano Municipal de Saneamento Básico, que deverá passar pela aprovação da Câmara de Vereadores. O prefeito Anízio de Souza explicou que o PMSB será integrado com o município de União da Vitória, por se tratarem de cidades irmãs.

“A conclusão do Plano Municipal de Saneamento possibilita agilizar a renovação do contrato com a Sanepar. Estamos na expectativa da aprovação e assinatura desse contrato há bastante tempo, trabalhando junto com a Sanepar em prol disso, para que possamos continuar recebendo os investimentos necessários para o saneamento no município”, destacou o prefeito.

OBRAS – O gerente regional da Sanepar citou a obra de impermeabilização, que está acontecendo no reservatório de Porto União esta semana e que será concluída até a próxima sexta-feira, dia 20. “Estamos fazendo em duas etapas, uma esta semana e a outra na próxima semana. Com a assinatura do Contrato de Programa, a Sanepar conseguirá financiamentos e verbas para investir ainda mais no município”, ressaltou Bolívar.

A Sanepar investiu, recentemente, mais de R$ 700 mil em obras de melhorias no Sistema de Abastecimento de Água, que abrangem, além da impermeabilização e recuperação estrutural do reservatório, revitalização do reservatório da Cohab, revitalização da estação de tratamento de água, reforços na rede de distribuição de água e instalação de estações elevatórias de água tratada. Além disso, tem investido na implantação de um programa de educação ambiental especificamente para Porto União.

Também participaram das audiências o gerente geral da Sanepar na região, Antonio Carlos Gerardi, o representante jurídico da Sanepar, Marcus Venício Cavassin, o assessor jurídico da Prefeitura, Pyerre Castellano Pereira, o representante da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris), Ricardo Martins, vereadores, secretários, empregados da Sanepar e moradores de Porto União.

Galeria