Notícias

Mais de 160 famílias das comunidades Mato Queimado e Meia Lua, em São João do Triunfo, serão beneficiadas com água tratada

Sanepar e Prefeitura levam saneamento a comunidades rurais de São João do Triunfo

19/04/2017

Famílias de Mato Queimado e Meia Lua serão atendidas com água tratada

Mais de 160 famílias das comunidades Mato Queimado e Meia Lua, no município de São João do Triunfo, vão receber água tratada em suas casas. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura realizaram assembleia, no início deste mês, com cerca de 80 moradores para debater a instalação do sistema.

Para que a água tratada chegue à casa dos moradores, estão sendo investidos cerca de R$ 370 mil na perfuração de um poço, na construção de dois reservatórios com capacidade para 30 e 20 mil litros de água e na instalação de 20 Km de redes de distribuição.

Segundo o coordenador de Pequenas Comunidades da Sanepar, Roboão Senegaglia, após instalado o sistema a sua gestão é feita pela própria comunidade. Por isso, na ocasião das assembleias com as comunidades rurais, já é feita a votação para a formação da Diretoria e do Conselho da Comunidade.

“O sistema é da comunidade e para a comunidade, e ela é que fica responsável por todo o processo”, enfatiza o coordenador. Moradores de ambas as comunidades compõem a diretoria e o conselho da comunidade para gerenciar o sistema.

O prefeito Abimael do Valle disse que assumiu o Município com o desafio de, junto com a Sanepar, levar água tratada às comunidades rurais. “Eram promessas de muitos anos atrás e estamos cumprindo, sabedores do quanto é importante as pessoas terem acesso à água tratada”. O coordenador técnico de Projetos e Programas da Prefeitura, Marcio José Janiaki, também lembrou a importância do abastecimento com água tratada. “A reunião se prolongou, mas produziu efeitos muito positivos para todos: ao município, por beneficiar todas essas famílias, à Sanepar, por fazer parte desse trabalho e aos moradores, que terão melhor qualidade de vida.”

Galeria

  • Mais de 160 famílias das comunidades Mato Queimado e Meia Lua, em São João do Triunfo, serão beneficiadas com água tratada