Notícias

Sanepar e Prefeitura promovem curso em Céu Azul

25/04/2011

A Sanepar e a prefeitura de Céu Azul promovem nesta terça-feira (26) o curso Formação de Agentes Socioambientais para professores e técnicos do município. O treinamento faz parte do processo de sensibilização da comunidade para a importância do saneamento básico, de modo especial durante a implantação do sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto.

O curso será ministrado pelos gestores ambientais da Sanepar Célia Giacomel, e Danielison Pinto. Vinte e cinco funcionários lotados nas secretarias municipais de Saúde e da Educação terão acesso a informações sobre sustentabilidade, água, esgoto e resíduos sólidos. Os agentes socioambientais serão responsáveis por repassar a informação aos alunos das escolas municipais e à população de Céu Azul.

A Sanepar concluiu as obras de implantação do Sistema de Esgoto Sanitário da cidade. Com recursos de cerca de R$ 4 milhões foi construída uma Estação de Tratamento de Esgoto – a ETE São Francisco, que tem capacidade para tratar 54 mil litros de dejetos por hora. Também foram implantados 45,4 mil metros de redes coletoras de esgoto, 5,5 mil metros de interceptores e mais de 1,8 mil ligações domiciliares de esgoto. Os bairros beneficiados nesta etapa são o União, Industrial, São Lucas, Parque Verde, São Cristóvão, Iguaçu e Centro.

A gerente regional da Sanepar, Marisa Rohde, lembra que, além da implantação das obras, a empresa também tem o compromisso de orientar a comunidade. “Os participantes terão condições de repassar dados sobre a correta utilização do sistema implantado e sobre as diversas áreas do saneamento, incorporando temas sobre água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos nas aulas e nas visitas domiciliares”, destaca.

Após as aulas teóricas os agentes farão visita técnica nas instalações da Estação de Tratamento de Esgoto para acompanhar os processos de coleta, transporte e tratamento de todo esgoto coletado na cidade.

Galeria