Notícias

Sanepar entrega título “Amigo do Rio Belém”

Sanepar entrega título “Amigo do Rio Belém”

25/11/2015

Pessoas que têm um cuidado especial com o rio foram escolhidas para receber a homenagem

Cento e vinte pessoas receberam na noite de terça-feira (24), data em que se comemora o Dia do Rio, o título de “Amigo do Rio Belém”, entregue pela Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em solenidade realizada na PUC/PR.

A iniciativa é de Jair Cezar, coordenador do Grupo de Revitalização dos Rios Urbanos de Curitiba, ligado à Sanepar. Ele percorreu todo o leito do rio para identificar a sua real situação e conversou com pessoas da comunidade para conhecer a história de cada um. “Algumas pessoas tinham uma relação especial de cuidado com o Rio Belém, foram elas as escolhidas para receber esse título da Sanepar”, explicou.

Além dos homenageados, estavam presentes o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Luciano Machado, a ex-diretora da Companhia, Emilia Belinati, representando a Fomento Paraná, o coordenador do Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu, Mario Celso, e o coordenador do Grupo Gestor de Conservação de Mananciais, Antonio Borges dos Reis, entre outras autoridades.

“Temos um grande desafio, que é cuidar dos nossos rios Belém e Iguaçu. Para tanto, peço dedicação e ações permanentes. E que elas se multipliquem, com foco não apenas no diagnóstico, mas no dia a dia”, enfatizou o diretor Luciano Machado.

O presidente da Associação de Moradores da Vila das Torres, Marcos Erimberto Santos, um dos homenageados, diz que o maior desafio é combater os “inimigos”, que poluem o rio antes dele chegar à Vila das Torres. “Temos feito um trabalho de conscientização ambiental, principalmente para não deixar ninguém jogar lixo ali, mas precisamos da ajuda do poder público para melhorar as suas condições, porque o Belém já chega morto na nossa região”, alertou.

O coordenador do curso de Engenharia Civil da PUC/PR, Ricardo José Bertin, que também recebeu a homenagem, ressaltou a importância da educação no processo de recuperação do Rio Belém e colocou a PUC à disposição para ajudar nesse trabalho. “O nosso conhecimento deve ser usado não apenas para salvar o Belém, mas outros rios também”, disse.

Entre os homenageados também estava o presidente do grupo Higiserv e da Serra Verde Express, Adonai Arruda. Para ele, o Rio Belém é muito importante para a cidade porque passa pelos principais pontos turísticos de Curitiba. Ele propõe o fortalecimento do trabalho com a comunidade, de recuperação e de conscientização, “para resguardarmos o que a natureza nos propiciou”.

Galeria

  • Sanepar entrega título “Amigo do Rio Belém”
  • Sanepar entrega título “Amigo do Rio Belém”
  • Sanepar entrega título “Amigo do Rio Belém”