Notícias

Sanepar fará manobras para recuperar níveis de reservação

04/02/2014

População deverá sentir que água terá menos pressão e, em alguns casos, haverá interrupção temporária

A onda de calor registrada nas últimas semanas elevou o consumo em Ponta Grossa em torno de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Para garantir níveis de reservação e minimizar a ocorrência de desabastecimento na cidade, a Sanepar está realizando manobras operacionais que podem ocasionar a redução de pressão nas redes ou a interrupção temporária no fornecimento de água tratada. Imóveis que têm caixa-d’água têm menos risco de ficar sem o produto.

De acordo com Marcos Roberto Santos, gerente regional da Sanepar, havia a expectativa de que, durante a madrugada desta terça-feira (3), o sistema conseguisse se recuperar. Entretanto, os reservatórios amanheceram com níveis abaixo do necessário para suprir a demanda de consumo da cidade, que vem sendo, em média, de 70 milhões de litros por dia. Com isso, novas manobras serão realizadas, com paralisações temporárias no fornecimento.

A partir das 23 horas desta terça-feira (4), até as 4 horas da manhã de quarta-feira (5), haverá interrupção temporária no fornecimento de água tratada nas regiões do Núcleo Santa Terezinha, Roma, Atenas, Jardim Itapoá, Gralha Azul, Santa Paula e entorno, Piriquitos, Cristo Rei, Vila Romana, Parque Nossa Senhora das Graças e Jardim Esplanada.

Na madrugada de quarta-feira (5), o abastecimento será afetado entre a meia-noite e as três horas, nas seguintes regiões: bairro de Oficinas, Colônia Dona Luiza, Distrito Industrial, Cará-Cará, Santa Bárbara, Santa Maria e entorno.

Na quinta-feira (6), das 8 horas até as 17 horas, a região de Uvaranas ficará com o abastecimento prejudicado. No mesmo período, a empresa também irá executar mais uma etapa dos serviços de interligação nas redes de abastecimento que irão beneficiar a região.

“A equipe técnica da Sanepar monitora dia e noite as condições do sistema de abastecimento da cidade, porém conta com o apoio da população em relação ao consumo, para que fique restrito apenas às atividades essenciais, como alimentação e higiene pessoal”, orienta o gerente da Sanepar. Se necessário, a empresa irá informar a população sobre a necessidade de novas manobras no sistema no final da semana.

INVESTIMENTOS – A Sanepar está realizando investimentos em Ponta Grossa para acompanhar a demanda de consumo da cidade nos próximos anos. Já estão em andamento as obras de instalação de uma nova adutora de água tratada para a região de Uvaranas, com mais de 6 mil metros de extensão, além de equipamentos para as redes de distribuição. O investimento total, através de parceria firmada entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal, garante R$ 54,6 milhões para os sistemas de captação, tratamento e distribuição de água em Ponta Grossa. Além da adutora de Uvaranas, as obras contemplam um reservatório com capacidade para armazenar 5 milhões de litros de água tratada e novas adutoras e reservatórios para os bairros Maria Otília e Los Angeles. Além disso, serão substituídos 40 mil metros de redes de distribuição em regiões esparsas da cidade.

Galeria