Notícias

Obra de captação emergencial de água na Pedreira Malhada, em São José dos Pinhais

Sanepar faz mais uma captação de água para mitigar crise hídrica

15/05/2020

Obra em São José dos Pinhais irá permitir que água de uma pedreira seja levada até a captação do Rio Miringuava

A Sanepar iniciou mais uma obra de captação emergencial de água, em São José dos Pinhais, para mitigar os efeitos da estiagem severa que afeta o Paraná. A instalação de uma bomba flutuante em lagoa formada em uma pedreira na cidade deve incorporar 100 litros de água por segundo ao sistema de captação da Companhia.

A ligação será da lagoa da Pedreira Malhada até um afluente do Rio Miringuava, que abastece a região. Serão 600 metros de tubulação. A obra teve início nesta quinta-feira (14), com operação prevista até o fim da próxima semana.

Sem chuvas significativas há 10 meses, a vazão do Rio Miringuava caiu de 1000 litros/segundo para 200 l/s, o que tem sido insuficiente para abastecer a população. Em março, o Miringuava já estava com queda de 60% na vazão. Por isso, a Sanepar implantou rodízio no sistema de abastecimento como medida regulatória para a distribuição de água de forma mais equacionada. No entanto, nos bairros localizados em áreas mais elevadas da cidade o retorno do abastecimento após o rodízio acaba sendo deficitário por causa da pressão.

Para atender essas partes mais altas de São José dos Pinhais, a Sanepar tem injetado água com caminhões-pipa diretamente na rede de distribuição. Na quarta-feira, foram 104 mil litros de água e, nesta sexta, foi feito novamente este reforço.

Além disso, a Sanepar está contratando mais duas transposições – do Rio Pequeno e do Rio Miringuava Mirim – que vão aduzir mais 300 litros/segundo no Miringuava. O prazo previsto é que essas duas novas captações entrem em operação em 45 dias. No início do mês, a Sanepar também implementou captação emergencial de água de cavas de areia para reforçar abastecimento em Fazenda Rio Grande.

A Diretoria da Sanepar reforça a importância do uso racional da água pela população nesse período de estiagem. A prioridade deve ser o uso para alimentação e higiene pessoal.

Galeria

  • Obra de captação emergencial de água na Pedreira Malhada, em São José dos Pinhais