Notícias

Moradores das imediações do Conjunto Antares durante encontro com a Sanepar

Sanepar faz reunião com moradores da Região Leste de Londrina

30/06/2017

Moradores do Jardim Laranjeiras puderam esclarecer dúvidas sobre implantação da rede de esgoto no bairro

O início das obras de implantação de rede coletora no Jardim Laranjeiras, Zona Leste de Londrina, foi um dos assuntos do encontro Comunidade Sanepar, realizado na noite desta quinta-feira (29), na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no Conjunto Antares. Participaram moradores de bairros daquela região. Foi o terceiro encontro realizado em Londrina – os outros dois foram nas regiões Norte e Sul – e até o fim do ano serão promovidos mais quatro, a fim de abranger todas as regiões da cidade. O objetivo é aproximar a Sanepar da população.

O gerente regional da Sanepar em Londrina, Marcos Machioni, explicou que no momento a Companhia está fazendo o levantamento topográfico do Laranjeiras para a implantação da tubulação, que será feita dentro do programa Expansar, em que a Sanepar utiliza recursos próprios para ampliar a rede coletora de esgoto. Machioni apresentou um vídeo com orientações sobre o uso correto da rede e a importância de os imóveis terem caixa de gordura.

Os moradores também receberam informações sobre o sistema de abastecimento de água. O gerente alertou sobre a necessidade de os moradores fazerem acompanhamento do consumo doméstico, verificando a medição do hidrômetro, a fim de detectarem possíveis vazamentos. Ele destacou ainda a importância do reservatório domiciliar para maior tranquilidade no abastecimento e também da limpeza regular a cada seis meses.

Segundo Machioni, a Sanepar está investindo atualmente cerca de R$ 84 milhões nos sistemas de água e de esgoto de Londrina. “Temos um cronograma de obras que garante o cumprimento das metas estabelecidas no contrato com a prefeitura”, disse.

PERGUNTAS – Após a apresentação, o gerente esclareceu perguntas feitas pelos participantes. A dona de casa Maria Aparecida Queiroz disse que já sabia que o Laranjeiras, onde mora, vai ter rede de esgoto. “Foi bom ter vindo porque não sabia, por exemplo, que precisamos implantar caixa de gordura. Achei legal o encontro”, avalia.

A dona de casa Maria da Conceição dos Santos disse que a reunião foi boa para “abrir a mente da gente” sobre rede de esgoto e consumo. Ela conta que sempre foi muito cuidadosa no consumo de água. “Sempre reaproveitei água da chuva, da máquina de lavar roupa. Armazeno em tambores para economizar porque a água custa caro”, afirma.

Luiz Marcelo Rodrigues, que trabalha com frete, conta que foi à reunião para receber informações. Ele tinha dúvida sobre a cobrança da tarifa de esgoto. “Foi esclarecedora”, disse. Para o vendedor Lucas Chagas Vicentin, a reunião foi boa por trazer informações novas. “Aprendi qual a relação entre ter caixa d´água e a pressão da água na rede.”

Galeria

  • Moradores das imediações do Conjunto Antares durante encontro com a Sanepar
  • Moradores das imediações do Conjunto Antares durante encontro com a Sanepar
  • Gerente regional de Londrina, Marcos Machioni, esclarece dúvidas dos participantes
  • Gerente regional de Londrina, Marcos Machioni, esclarece dúvidas dos participantes
  • Luiz Marcelo, com a esposa, tinha dúvidas sobre cobrança da tarifa de esgoto
  • Maria Aparecida mora do Jardim Laranjeiras que vai receber rede de esgoto
  • Maria da Conceição conta que faz reaproveitamento da água para economizar