Notícias

Agentes fazem vistorias nas ligações de esgoto em Inácio Martins

Sanepar faz vistorias de esgoto em Inácio Martins

05/03/2020

Equipes vão percorrer cerca de 700 imóveis para verificar as condições das ligações de esgoto

A Sanepar deu início nesta semana, em Inácio Martins, ao trabalho de vistorias técnico ambientais para verificar as ligações de esgoto nos imóveis que dispoem do serviço na cidade. O trabalho visa estimular a população para o aproveitamento adequado da estrutura de saneamento básico existente e, com isso, contribuir para a melhoria das condições ambientais. Serão vistoriados cerca de 700 imóveis. O trabalho é feito de segunda-feira a sábado, e deve seguir durante todo o mês.

Na visita, os técnicos fazem um teste com corante atóxico para saber se o imóvel está corretamente interligado à rede coletora. “Com o teste, é possível detectar irregularidades, como a ligação de calhas e coletores de água de chuva à rede de esgoto ou a ausência de caixa de gordura, por exemplo”, detalha o gerente da Sanepar em exercício Vanderlei Pedroso. Em caso de irregularidades, os moradores serão orientados e terão 30 dias para efetuarem as adequações necessárias, regularizando a ligação de esgoto.

As equipes que estão fazendo as vistorias a serviço da Sanepar utilizam uniformes e crachás de identificação. Em caso de dúvidas, a população pode fazer contato com a Companhia pelo telefone 0800 200 0115 ou diretamente na Central de Relacionamento da Sanepar, na Rua Visconde de Guarapuava, 813.

Importância – Vanderlei reforça que o uso inadequado das redes pode gerar consequências e transtornos para o meio ambiente e para o próprio cliente. As ligações irregulares no sistema podem ocasionar refluxo do esgoto, principalmente em períodos de chuva, causando prejuízos materiais.

Outro risco é o transbordamento nos poços de visita, com o derrame do esgoto nas vias públicas e nas galerias de águas pluviais, potencializando a disseminação de doenças de veiculação hídrica e poluindo o meio ambiente. Além disso, o lançamento indevido de água de chuva na rede de esgoto prejudica o processo de tratamento devido ao aumento do volume de água e de carga orgânica transportado até a estação.

Galeria

  • Agentes fazem vistorias nas ligações de esgoto em Inácio Martins
  • Agentes fazem vistorias nas ligações de esgoto em Inácio Martins