Notícias

Sanepar finaliza limpeza no Rio Alegria

09/03/2012

 A Sanepar concluiu a limpeza e desassoreamento do Rio Alegria, principal manancial de abastecimento de água de Medianeira. Foram retirados cerca de 900 metros cúbicos de lodo e resíduos. O trabalho, que durou 30 dias, foi realizado em finais de semana para não comprometer a operação da estação de tratamento e o abastecimento público de água. No fim de semana, tradicionalmente, o consumo de água é menor.

O desassoreamento foi realizado em um trecho de aproximadamente 70 metros acima e abaixo do ponto de captação de água utilizado pela empresa. Durante a limpeza, foram retiradas aproximadamente 110 cargas de material, entre lodo e objetos como pneus, garrafas pet e latas de alumínio.

O coordenador industrial da Regional de Foz do Iguaçu, Luiz Aparecido Spósito, explica que o material sólido poderia causar danos à operação da Estação de Tratamento de Água, comprometendo a qualidade da água. “Além disso, com a retirada do material, a profundidade foi ampliada de 25 cm para um metro, o que permite maior tranquilidade para a captação de água em períodos de estiagem”, explica.

Para a limpeza do rio foram utilizadas duas máquinas pantaneiras, uma retroescavadeira e três caminhões basculantes. Dez empregados trabalharam na execução dos serviços.

Rio Alegria - Desde a nascente até a foz, o Rio Alegria possui uma extensão de 22 quilômetros e é responsável pelo abastecimento público de água para cerca de 40 mil habitantes de Medianeira. Ele nasce na área rural do município, atravessa o perímetro urbano e desemboca no Rio Ocoy, próximo ao lago de Itaipu.


 

Galeria