Notícias

A primeira reunião ocorreu em novembro e a segunda foi nesta terça-feira (16)

Sanepar forma multiplicadores socioambientais

17/12/2014

Ação busca sensibilizar a população sobre como deve ser feita a ligação correta do imóvel na nova rede coletora de esgoto

Cerca de 100 pessoas, entre agentes de endemias e professores, devem participar do curso de multiplicadores da Sanepar em Apucarana. A capacitação faz parte do trabalho socioambiental para a sensibilização dos moradores beneficiados com a obra de ampliação da rede coletora de esgoto no município.

Entre visitas às estações de tratamento de água e de esgoto e palestras, os participantes conhecem o caminho que a água percorre, desde a captação até o lançamento do esgoto tratado de volta no rio, além de orientações sobre o destino correto para os resíduos sólidos.

Os multiplicadores formados têm o papel de falar sobre a importância da utilização correta da rede coletora para as cerca de 7.300 famílias de diferentes bairros da cidade, que deverão realizar a ligação de seus imóveis à rede da Sanepar. Neste ano, duas turmas foram formadas e a previsão é a de que em 2015 outros três grupos recebam a capacitação.

“Queremos que haja o entendimento a respeito da responsabilidade de cada um em dar destino correto para o esgoto, evitando doenças e danos ambientais”, destaca o técnico em meio ambiente da Sanepar e responsável pelo trabalho socioambiental, João Paulo Pansanato. Ele explica que o curso de capacitação finaliza o trabalho que já vinha sendo realizado por meio de reuniões comunitárias e visitas domiciliares. Em 2015, serão feitas vistorias técnicas ambientais e o curso para encanadores.

Entre as orientações aos moradores sobre como fazer a ligação, o engenheiro Leonardo Violin destaca a implantação da caixa de gordura. Ele diz que esse mecanismo é essencial para o bom funcionamento da rede e evita entupimentos até mesmo dentro do imóvel. “Temos dado todas as orientações de como fazer a ligação, mas é preciso aguardar a liberação da Sanepar antes de ligar o imóvel à rede”, alerta.

INVESTIMENTOS – Com um volume de investimentos de mais de R$ 20 milhões, a Sanepar deve elevar o índice de atendimento com coleta e tratamento de esgoto em Apucarana para 80%. A obra, que tem previsão de conclusão em fevereiro, levou 136 km de rede coletora para bairros das regiões Sudeste, Leste, Nordeste e em parte da região central da cidade. Está sendo ampliada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Biguaçu, que terá a capacidade duplicada, dos atuais 75 litros por segundo para 150.

Galeria

  • A primeira reunião ocorreu em novembro e a segunda foi nesta terça-feira (16)
  • A programação do curso contou com palestras e visitas técnicas
  • Os multiplicadores visitaram unidades de produção de água, estação de tratamento esgoto e o Aterro Sanitário de Apucarana