Notícias

Captação no Rio São José

Sanepar garante um dos maiores IDHs do Brasil em Cascavel

06/01/2021

Cidade tem 98% da população atendida com rede coletora de esgoto e está recebendo novos investimentos para garantir a eficiência do serviço

Quando a Sanepar iniciou a nova parceria com Cascavel, em 2004, o município tinha uma rede coletora que atendia somente 40% da população. Dez anos depois, o índice de coleta e tratamento já chegava a 91%. Atualmente está em 98% e coloca a cidade em destaque no cenário nacional com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,782, um dos maiores do Brasil.

Novas redes estão sendo implantadas e outras estão sendo projetadas para que a cidade rume à universalização dos serviços de saneamento e que mantenha operando com 100% de fornecimento de água tratada. Os investimentos são permanentes. O sistema de abastecimento de água está recebendo recursos da ordem de R$ 80 milhões. Foi concluída a captação de água, no Rio São José, e está em fase de finalização a ampliação do sistema de tratamento que juntas devem suprir a demanda da cidade e manter o atendimento em 100%.  Novos reservatórios foram e estão sendo construídos para garantir o fornecimento de água tratada nos horários de maior consumo.

Desde o fim da década de 80, com os investimentos da Sanepar, a cidade alcançou a invejável condição de ter abastecimento para 100% dos moradores de área urbana e isso foi sendo mantido com obras, investimentos e melhorias operacionais. Os projetos e investimentos da empresa vislumbram horizonte de pelo menos 30 anos. Por esta razão, além das obras em curso, já estão em desenvolvimento projetos para uma nova captação de água no Rio do Salto para dar continuidade ao atendimento 100%. O abastecimento hoje é feito com a água captada nos rios Cascavel, Peroba, Saltinho, São José e em mais 16 poços profundos, que captam água do aquífero Serra Geral. Toda essa estrutura operacional deu suporte para atender a demanda de água em Cascavel.

A cidade conta com uma rede de distribuição de água com 1,5 mil quilômetros, duas estações de tratamento de água e 24 reservatórios, que armazenam 35 milhões de litros de água e que distribuídos em todas as regiões da cidade. O sistema de coleta e tratamento do esgoto é composto por quatro estações de tratamento (ETEs): ETE Sul, ETE Oeste, ETE Norte e ETE Melissa. O esgoto é coletado em mais de 100 mil domicílios por meio de 1.480 quilômetros.

Galeria

  • Captação no Rio São José