Notícias

Profissionais aprendem, na prática, como fazer ligação correta

Sanepar incentiva a qualificação de encanadores

21/11/2014

No treinamento, os profissionais aprendem como fazer as instalações necessárias para a correta ligação de esgoto  

Em todo o Paraná, a Sanepar contribui para a formação profissional de encanadores. Na quinta-feira (20), em Foz do Iguaçu, 25 pessoas, entre profissionais e estudantes do curso de técnico em edificações aproveitaram esta oportunidade. Eles participaram de um curso gratuito que teve como objetivo qualificar mão de obra para fazer a ligação correta do imóvel à rede coletora pública de esgoto.

No curso, além de aprender como se faz a ligação de esgoto doméstico dentro das normas técnicas, os encanadores receberam orientações sobre como instalar adequadamente a caixa de gordura, a caixa de passagem, a caixa de inspeção e o Dispositivo Tubular de Inspeção (DTI), indispensáveis para garantir a correta ligação de esgoto. Também são orientados sobre a necessidade de desativar a fossa séptica, fazendo a desinfecção e o devido aterramento.  Noções de hidráulica, preservação ambiental e limpeza de caixa-d'água e identificação de vazamentos também fizeram parte do treinamento.

Claudemir Lopes de Souza atua há um ano e meio como encanador. Ele faz o curso de técnico em edificações e trabalha no setor de manutenção da Itaipu Binacional. "Eu quero aperfeiçoar. Principalmente sobre esgotamento sanitário. Como é instalada a caixa de gordura, a coleta e o tratamento. Eu não tinha este conhecimento".

LIGAÇÃO CORRETA - O treinamento é realizado sempre que a empresa finaliza obras de ampliação de rede de esgoto nos municípios. O gerente regional Luiz Carlos Medeiros ressalta a importância da execução adequada. "Uma ligação feita corretamente evita problemas como o refluxo e o mau cheiro," diz.

Somente em Foz do Iguaçu, mais de mil clientes já podem executar a ligação. A maior parte está concentrada nos bairros próximos à Vila C. Também estão sendo executadas obras nas cidades de Santa Terezinha do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu e Medianeira. 

 

 

Galeria

  • Profissionais aprendem, na prática, como fazer ligação correta
  • Claudemir quer aperfeiçoar conhecimentos