Notícias

Famílias da Vila Ildemira e do Jardim Planalto participaram da primeira reunião comunitária sobre a obra de esgoto

Sanepar informa moradores sobre obras de esgoto em Ponta Grossa

28/10/2016

Investimento leva sistema de esgoto para Vila Ildemira e Jardim Planalto

Na noite da última sexta-feira (28), moradores da Vila Ildemira e do Jardim Planalto, na região da Chapada em Ponta Grossa, compareceram à primeira reunião comunitária realizada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para tratar das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário que estão em andamento na Bacia do rio Taquari. O encontro ocorreu na Escola Municipal Felício Francisquiny e contou com a presença de mais de 60 famílias.

Na reunião, os moradores puderam conhecer detalhes da obra, que vai beneficiar cerca de duas mil pessoas, residentes nas duas vilas. A comunidade também foi orientada a aguardar a liberação da Sanepar e sobre quais os procedimentos para fazer a correta interligação do imóvel à rede coletora de esgoto. Dúvidas a respeito dos serviços prestados pela Companhia e como funciona o processo de tratamento de esgoto também foram esclarecidas.

A moradora do Jardim Planalto, Ruth Ferreira, considerou a reunião da Sanepar muito importante, diz que está ansiosa para poder ter sua casa ligada à rede de esgoto. “Vai ser muito bom, principalmente pra quem tem criança como nós. Fossa em casa é muito perigoso, e na região onde moramos tem muita infiltração de água de banhado, a fossa enche muito rápido”, preocupa-se.

O aposentado João Maria da Luz, morador da Vila Ildemira, está contente em saber que dentro de algum tempo poderá ter atendimento pelo sistema público de esgoto em seu imóvel. “Fossa dá muita dor de cabeça, e ligar o esgoto ainda vai valorizar o imóvel”, observou.

De acordo com a gestora socioambiental da Sanepar Luciana Garcia, a reunião faz parte de um trabalho educativo desenvolvido pela empresa em paralelo à realização das obras. O objetivo principal é sensibilizar a comunidade beneficiada quanto à importância do esgotamento sanitário, que está diretamente associado à saúde, à qualidade de vida e à preservação do meio ambiente.

“A abordagem socioambiental na Vila Ildemira já teve início no mês passado, quando disponibilizamos o Eco Expresso Sanepar para a visitação da comunidade”, completa. O ônibus demonstra o ciclo da água de forma lúdica, através de maquetes. Uma segunda reunião, no Jardim Planalto, está programada para novembro, e na sequência também será desenvolvido o trabalho de sensibilização e orientação técnica através de visitas domiciliares.

INVESTIMENTO - Para implantar o sistema de esgotamento sanitário na bacia do Taquari, a Sanepar está investindo cerca de R$3,8 milhões. As obras tiveram início em maio deste ano e incluem a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, 14,2 quilômetros de tubulação, uma estação elevatória de esgoto e 518 ligações prediais, para atender a Vila Ildemira e o Jardim Planalto. A previsão é a de que as obras sejam concluídas em 2017.

Galeria

  • Famílias da Vila Ildemira e do Jardim Planalto participaram da primeira reunião comunitária sobre a obra de esgoto
  • Famílias da Vila Ildemira e do Jardim Planalto participaram da primeira reunião comunitária sobre a obra de esgoto
  • A gestora socioambiental Luciana Garcia falou da importância do esgotamento para a saúde e qualidade de vida da população
  • Os moradores foram orientados sobre o procedimento para interligar o imóvel à rede coletora
  • Dúvidas sobre tarifas e serviços da Sanepar foram esclarecidas
  • A instalação das redes coletoras está em andamento no Jardim Planalto