Notícias

Da captação até o tratamento a água vai percorrer 12,6 quilômetros na nova tubulação

Sanepar inicia interligação da nova adutora de Pato Branco

31/05/2019

Os trabalhos serão feitos em três etapas e em dias e horários de menor consumo

A Sanepar inicia na terça-feira (4) as obras de interligação da nova adutora de água bruta do sistema de abastecimento de Pato Branco. A adutora tem 12,6 km e vai transportar a água do Rio Pato Branco até a estação de tratamento no centro da cidade. Com esta adutora e os investimentos que estão sendo aplicados no sistema, a Sanepar deve garantir o abastecimento com água tratada à população pelos próximos 30 anos.

Os trabalhos serão realizados em três etapas. Esta primeira será feita na Linha Fazenda da Barra, na junção das duas adutoras, a partir das 13h. A estimativa é concluir essa etapa em seis horas. Por esta razão, pode ocorrer falta temporária de água em todas as regiões da cidade.

Outra interligação será feita na terça-feira (11) no Parque do Som. Os trabalhos também vão iniciar às 13h e se estender até às 19h. “A escolha desses dias e desses horários tem a finalidade de causar o menor impacto possível no sistema de abastecimento da cidade”, explica o gerente geral da Sanepar, Renato Mayer Bueno.

A captação e a produção de água ficarão paralisadas durante a execução dos serviços. É necessário o apoio da população para o uso racional da água tanto na terça-feira quanto na quarta até que o sistema esteja totalmente normalizado. Devem ser priorizados os usos para alimentação e higiene pessoal.

O gerente Renato Bueno afirma que, após as interligações, estarão concluídas as obras de ampliação do sistema de produção de água, que terá capacidade para tratar até 265 litros de água por segundo. “Pato Branco não deverá ter desabastecimento por falta da produção de água tratada”, explica.

Em caso de chuva ou condições adversas, as obras serão adiadas e nova data será programada. A terceira etapa das interligações está prevista para o mês de julho e será feita junto da captação de água do Rio Pato Branco.

Galeria

  • Da captação até o tratamento a água vai percorrer 12,6 quilômetros na nova tubulação
  • Da captação até o tratamento a água vai percorrer 12,6 quilômetros na nova tubulação
  • Parte da adutora foi instalada na área central de Pato Branco
  • Parte da adutora foi instalada na área central de Pato Branco
  • Parte da adutora foi instalada na área central de Pato Branco