Notícias

Novas estruturas irão melhorar sistema de distribuição de água em Curitiba

Sanepar inicia mais uma etapa de ampliação do abastecimento de água

30/01/2020

Construção de nova estação elevatória irá ampliar capacidade de distribuição; obra irá interditar parte da rua Ary Duarte Nunes até 20 de fevereiro

A Sanepar inicia nesta semana mais uma etapa da obra de melhoria da capacidade de distribuição de água em Curitiba, com a substituição de válvulas de controle de vazão na Rua General Ary Duarte Nunes, em frente ao Reservatório Corte Branco. Esse serviço faz parte da obra de implantação da nova estação elevatória que levará água do Corte Branco para o Reservatório Xaxim, ampliando em 30% o volume na distribuição desse sistema.

Para esta fase da obra, será necessário interditar parcialmente o trânsito de veículos na Rua General Ary Duarte Nunes – do início da rua até o número 130 –, até o dia 20 de fevereiro. O acesso aos imóveis da região continuará liberado a partir da Rua Cônego Januário da Cunha Barbosa.

O gerente geral da Sanepar em Curitiba e Região Metropolitana, Antonio Carlos Gerardi, explica que as novas bombas de transbordo da elevatória garantem maior segurança operacional ao sistema. Por meio de adutoras (tubulações de grande porte), a Sanepar reforçará a interligação dos reservatórios do Corte Branco e Xaxim, o que possibilita flexibilizar o abastecimento de água, reduzindo a necessidade de parar a distribuição de água e minimizar a situação de desabastecimento. “A nova estrutura também vai permitir redução no consumo de energia, dando mais eficiência operacional ao sistema de distribuição”, completa.

Nesta obra, a Sanepar está investindo R$ 4,38 milhões. A construção da elevatória começou em fevereiro de 2019 e deverá ser concluída em junho deste ano. Até a finalização da obra, serão necessárias algumas intervenções e interligações que obrigarão a empresa a suspender temporariamente o abastecimento de água em partes da região de abrangência dos reservatórios.

O reservatório de água do Corte Branco integra o sistema de abastecimento de água de Curitiba, sendo um dos mais importantes para a cidade. Ele recebe água da Estação de Tratamento Iguaçu e abastece mais de 30 bairros da cidade. Atualmente, a população de Curitiba é atendida com mais de 484 mil ligações de água e 6,9 km de redes de distribuição.

Galeria

  • Novas estruturas irão melhorar sistema de distribuição de água em Curitiba
  • Novas estruturas irão melhorar sistema de distribuição de água em Curitiba