Notícias

Engenheira responsável pela obra, Caroline Campos das Neves,

Sanepar inicia obra de adutora na Avenida Santos Dumont, em Colombo

21/02/2020

Ordem de serviço foi assinada nesta semana pela prefeita Beti Pavin e diretores da Sanepar

A ordem de serviço para a obra de execução de nova adutora de água na Avenida Santos Dumont, em Colombo, foi assinada nesta quarta-feira (19), pela prefeita de Colombo, Beti Pavin, e pelo diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, em reunião na Prefeitura de Colombo com a participação de secretários municipais, diretores e engenheiros da Companhia.

Com extensão de 2,47 km, a tubulação de ferro (com diâmetros de 600 mm e de 400 mm) está sendo assentada no passeio. A previsão é que a obra seja concluída em maio, quando então será desativada a adutora existente no meio da avenida. A nova tubulação vai melhorar o abastecimento da Região do São Gabriel e, em caso de necessidade, a manutenção não irá atrapalhar o tráfego de veículos.

A própria execução da obra tem causado menos transtorno por utilizar o método construtivo chamado cravação que não danifica o asfalto. É um método não-destrutivo. Já foram assentados 600 metros da tubulação.

“Por ser uma rede antiga, havia constantes rompimentos que deixavam os moradores do São Gabriel sem água, além de interromper o trânsito para o conserto numa avenida bem movimentada. A Sanepar foi rápida na licitação e já está fazendo a obra”, disse a prefeita.

Após a execução da tubulação, serão feitas a interligação da rede nova ao sistema de distribuição de água e a desativação da rede existente, que será preenchida com solo-cimento.

Também participaram da reunião o vice-prefeito Sérgio Pinheiro, os secretários municipais de Meio Ambiente, Evandro Luis Busato, de Fazenda, Alessandra da Silva, da Indústria e Comércio, Antônio Ricardo Milgioransa, e de Obras e Viação, Agnaldo Santos, os diretores da Sanepar de Investimentos, Joel de Jesus Macedo, e Comercial, Toco Zanetti.

INVESTIMENTOS – No período de 2020 a 2024, a Sanepar planeja investimentos de R$ 280 milhões para os sistemas de água e de esgoto de Colombo. No abastecimento, estão previstas obras de ampliação do sistema, com mais 61 km de rede de distribuição e implantação de 7 válvulas redutoras de pressão. Devem ser atendidas as regiões na proximidade da Estação de Tratamento Capivari, Sãõ Gabriel, Colônia Faria, Jardins Nezita e Araçatuba, Vila Guarani, Monte Castelo, Embrapa, São Dimas e Palmital. Será implantado ainda sistema de abastecimento no Capivari, com captação, estação de tratamento de água, reservatório, adutoras e redes de distribuição.

ESGOTO – Na área de esgotamento sanitário, as obras previstas para os próximos anos, vão elevar o atendimento com rede coletora para 75%. Em 2021, estão previstas execução de remanejamento e substituição de rede coletora de esgoto de cerâmica na região Guaraituba e adjacências, execução de travessia da Estrada da Ribeira e interceptor na Avenida Marginal Paraguay, continuidade das obras de reforço e adequação hidráulica do coletor Palmital, implantação de 15,5 km de rede coletora e 500 ligações de esgoto na Esplanada. De 2023 a 2024, estão previstas a ampliação de 120 km de rede coletora e 400 ligações na Bacia Palmital e Bacia Atuba, atendendo as regiões Embu e Santa Fé, Santa Tereza, Ana Rosa, Santa Cruz e São Marcos.

 

 

 

 

Galeria

  • Engenheira responsável pela obra, Caroline Campos das Neves,
  • Ordem de serviço da execução da adutora foi assinada em Colombo
  • Diretor de Investimentos, presidente da Sanepar e prefeita Beti Pavin
  • Técnicos explicaram detalhes do andamento da obra da adutora