Notícias

Sanepar inicia perfuração de novo poço em Renascença

21/12/2017

Abastecimento está mantido para todos os moradores com caminhões-pipa

A Sanepar iniciou na manhã desta quinta-feira (21), em Renascença, os trabalhos de perfuração de um novo poço de abastecimento de água para os moradores da cidade. As obras vão substituir a estrutura do poço que foi destruído pela ação de vândalos, no sábado (16).

Desde o incidente, a Sanepar está mantendo 100% do abastecimento da cidade com o auxílio de caminhões-pipa. Cerca de 700 mil litros água estão sendo transportados diariamente dos sistemas de Marmeleiro e de Francisco Beltrão. Este fornecimento de água será mantido até a conclusão das obras e a entrada em operação do novo poço, cuja estimativa é fornecer 50 mil litros de água por hora. As equipes estimam que a unidade comece a operar ainda neste fim de semana.

A perfuração emergencial do novo poço está sendo feita no mesmo local onde o outro funcionava, uma vez que lá já estão instalados os padrões e linhas de transmissão de energia e as redes de transporte de água até a cidade. Além disso, a área já está regularizada para uso do abastecimento público e possui vias de acesso adequadas para a manutenção e operação do sistema. Para fazer a obra em outro local, seriam necessários pelo menos seis meses para a conclusão.

Entenda o caso – Vândalos utilizaram um trator para invadir a área do poço. As cercas de proteção foram derrubadas e o barrilete do poço foi quebrado. Os cabos de energia e de sustentação da bomba de sucção foram rompidos, ocasionando a queda do equipamento de bombeamento para dentro do poço. Várias técnicas foram utilizadas na tentativa de içar a bomba e de retirar os cabos de dentro do poço. Infelizmente, nenhuma delas deu resultado positivo. O poço tem 160 metros de profundidade e operava a 80 metros para a sucção da água. A Sanepar registrou boletim de ocorrência e aguarda as investigações para providências legais.

Galeria