Notícias

Presidente da Sanepar, Claudio Stabile: faz parte do dia a dia da empresa atuar dentro dos princípios da sustentabilidade

Sanepar integra parceria entre Curitiba e Governo da Suécia

27/09/2019

Companhia assinou nesta sexta-feira um Termo de Entendimento que visa a criação de um sistema de economia circular e criativa

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) agora faz parte do programa de cooperação entre o Município de Curitiba e o Governo da Suécia para a realização de projetos de promoção do desenvolvimento urbano sustentável. A cooperação já existe desde 2013 e, com a assinatura de um Termo de Entendimento nesta sexta (27), incluiu a Companhia de Saneamento.

Já integram a cooperação o Município de Curitiba, o Instituto Real de Tecnologia da Suécia (KTH), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a PUC-PR e a Universidade Positivo.

O Termo de Entendimento foi assinado pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, pela embaixadora da Suécia no Brasil, Johanna Brismar Skoog, e pelo diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, que estava representando o governador Carlos Massa Ratinho Júnior. A cerimônia de assinatura foi no Auditório do Mercado Municipal dentro da programação do 2.o Integra Curitiba – Bioeconomia Circular em Cidades Sustentáveis.

“O Governo do Paraná, por meio da Sanepar, vem se somar à prefeitura e às universidades públicas e privadas de Curitiba para criarmos um sistema de economia circular, com desperdício zero, que vai chegar às hortas urbanas, à Fazenda Urbana e às escolas municipais e estaduais. Queremos evoluir para uma sociedade que respeita o Planeta, com o uso de tecnologia do Instituto Real da Suécia, que desenvolveu uma das cidades mais equilibradas do mundo, Estocolmo”, disse Greca.

Ele destacou que Curitiba já é uma cidade ecológica e a parceria com o Governo e a Sanepar vai fazer avançar a ideia da sustentabilidade em todo o Estado. “O Governo do Paraná já lançou o desafio do plantio de árvores para nos tornarmos no Estado mais sustentável e mais verde do Brasil”, completou o prefeito.

Segundo o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, a Companhia passa a integrar esse processo visando a infraestrutura urbana, por meio do saneamento. “Faz parte do dia a dia da Sanepar a captação e tratamento de água e a coleta e tratamento de esgoto, dentro dos princípios da sustentabilidade, levando mais saúde à população”, disse.

O principal objetivo da cooperação entre os signatários é a utilização das vantagens comparativas e da capacidade de cada instituição para promover o desenvolvimento sustentável e encontrar soluções urbanas inovadoras. Entre os projetos já desenvolvidos por meio da cooperação está o de segurança alimentar, que faz a gestão sustentável de resíduos a partir do desenvolvimento de um modelo de recuperação circular de base biológica.

Galeria

  • Presidente da Sanepar, Claudio Stabile: faz parte do dia a dia da empresa atuar dentro dos princípios da sustentabilidade
  • Sanepar agora faz parte de cooperação entre Curitiba e Governo da Suécia para promoção do desenvolvimento sustentável
  • "Queremos evoluir para uma sociedade que respeita o Planeta", disse o prefeito Greca