Notícias

Sanepar intensifica ajuda à população de Paranaguá

16/03/2011

A Sanepar intensificou a ajuda à população de Paranaguá, que está com problemas no abastecimento de água desde o último final de semana, quando um temporal destruiu quase que totalmente o sistema de captação da cidade. Além do envio diário de cinco caminhões-pipa, cerca de dez técnicos da empresa estão auxiliando o município no restabelecimento dos serviços, hoje prestados pela concessionária Águas de Paranaguá.
“Por determinação do governador Beto Richa, estamos trabalhando de forma coordenada com os demais órgãos do governo para normalizar o mais rápido possível a situação no Litoral”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Fernando Ghignone.
Segundo o engenheiro civil da Sanepar Pedro Paulo Pereira Junior, que está dando apoio aos trabalhos de recuperação do sistema de Paranaguá, a situação do município é crítica. Das quatro captações de água, duas foram totalmente destruídas. A terceira, localizada na Serra do Mar, precisa ser desassoreada. A draga será levada por um helicóptero da Marinha.
A quarta captação já entrou em operação, mas o alto nível de turbidez da água impede o tratamento. “Estamos adaptando um reservatório que estava em construção para funcionar como decantador, permitindo o tratamento da água”, explica o engenheiro. A Sanepar também está instalando bombas nas duas captações para o aumento da capacidade, permitindo o restabelecimento do abastecimento de água para 80% da população em um curto espaço de tempo.
Litoral – O abastecimento no município de Morretes, atendido pela Sanepar, está restabelecido desde sábado. Em Antonina, onde o serviço de distribuição de água é operado pela empresa municipal SAMAE, técnicos da Sanepar também estão auxiliando no trabalho de recuperação do sistema. O solo encharcado dificultou o assentamento da adutora de água. “Como o tempo melhorou, esperamos terminar este serviço ainda hoje”, adianta o gerente da Unidade Regional do Litoral, Romilson Gonçalves.

Galeria