Notícias

Sanepar interrompe captação no Rio Toledo

22/04/2014

A Sanepar precisou interromper novamente a captação de água no Rio Toledo em razão do aumento de matéria orgânica no principal manancial de abastecimento da cidade. Os técnicos perceberam alteração na qualidade da água do manancial na tarde desta terça-feira (22) e imediatamente paralisaram todo processo de produção de distribuição de água para cerca de 50% dos moradores da área urbana da cidade. O abastecimento deve ser normalizado somente durante a noite.

A paralisação do sistema afeta outra vez o abastecimento nas regiões dos bairros Pancera, Filadélfia, Coopagro, Recanto, Industrial, Gisela e Centro.

Há menos de 30 dias, o despejo irregular de matéria orgânica no mesmo rio obrigou a Sanepar a interromper o processo de captação e tratamento de água quando as equipes que fazem o monitoramento permanente da qualidade da água constataram a alteração.

O despejo indevido de qualquer produto em área de manancial é crime e pode comprometer a qualidade da água dos rios. Para informar à Sanepar, o cliente pode ligar para o telefone 115. O telefone para denúncias junto ao IAP é (45) 3252.2270.

A Sanepar irá protocolar nova denúncia junto ao Instituto Ambiental do Paraná para que sejam apuradas e identificadas as causas do incidente, registrado acima do local onde a empresa capta água.

Galeria