Notícias

Sanepar lava 580 Km de rede de esgoto na região de Francisco Beltrão

27/06/2011

Equipes da Sanepar iniciaram neste mês o trabalho de lavagem dos 580 quilômetros da rede coletora de esgoto instalada em Francisco Beltrão e nos demais municípios de abrangência da Unidade Regional. O total da rede é maior do que a distância entre Beltrão e Curitiba. A previsão é de que seja feita a limpeza em 6 Km de rede por dia, até o final de novembro.

A lavagem começa, com a ajuda de caminhão de hidrojateamento, nos poços de visitas. São os poços que permitem o acesso à rede. Os empregados retiram o material mais denso e pesado e, na sequência, injetam água com pressão para limpar e desobstruir a rede. Este trabalho preventivo repercute diretamente na casa dos clientes. “A desobstrução da rede pode evitar que o esgoto transborde na rua ou até mesmo retorne para dentro dos imóveis”, explica o gerente da unidade da Sanepar em Beltrão, Celço Arisi.

Os maiores problemas de obstrução de rede são causados por pessoas que jogam na tubulação objetos que não deveriam ir para a rede coletora, construída para receber apenas o esgoto doméstico. “Encontramos muitos restos de materiais de construção, além de panos, latas, plásticos e outros resíduos que trazem prejuízo ao bom funcionamento do sistema de esgoto”, explica o coordenador de redes, Valdir Dalsente.

O lixo, a água da chuva e outros materiais, além de danificar e entupir a rede, e, ainda, provocar vazamento e refluxo, podem comprometer o meio ambiente. Resíduos como gordura, por exemplo, causam o entupimento da rede, represando e fechando a tubulação. Por isso, a Sanepar orienta que seja instalada a caixa de gordura para dar o destino correto a esse material. Em Francisco Beltrão, há uma associação que coleta o óleo de cozinha. Basta que seja acondicionado em garrafa pet e deixado junto com o lixo reciclável no dia da coleta.

Atualização - Juntamente com o serviço de manutenção preventiva, os técnicos da Sanepar também estão atualizando os dados cadastrais de cada trecho de rede.

No município de Renascença, a lavagem de toda a rede e a atualização cadastral já foram concluídas. Agora as equipes da Sanepar executam o trabalho em Marmeleiro, Dois Vizinhos e Beltrão. As próximas cidades em que o serviço será feito são Pranchita, Santo Antônio do Sudoeste, Ampere, Capanema e Realeza.

 

O que não deve ser jogado na rede de esgoto:
 

  • garrafas, frascos, embalagens, plásticos;
  • caneta, lápis, borracha;
  • resto de materiais de construção, areia, cimento, pedra; madeira, plástico, lata;
  • roupa, fralda, absorvente, cotonete, cabelo, camisinha, papel higiênico;
  • óleo, gordura, estopa;
  • água da chuva.


Os maiores problemas de obstrução de rede são causados por pessoas que jogam na tubulação objetos que não deveriam ir para a rede coletora

Galeria