Notícias

Ônibus de educação ambiental demonstra ciclo da água de forma lúdica

Sanepar leva EcoExpresso para Semana Olímpica em Ponta Grossa

07/07/2016

Ônibus de educação ambiental demonstra ciclo da água de forma lúdica

O EcoExpresso, da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), será uma das atrações apresentadas no Parque Estadual de Vila Velha no próximo domingo (10), durante evento que marca a abertura das comemorações da Semana Olímpica, em Ponta Grossa. Com acesso gratuito, ele estará à disposição dos visitantes a partir das 11h até o encerramento do evento, programado para as 17h30.

O EcoExpresso é um ônibus que foi especialmente equipado com maquetes e painéis que demonstram, de forma lúdica, o ciclo da água e todas as etapas do trabalho feito pela Sanepar. Os visitantes poderão observar todo o caminho que a água percorre desde a captação até a sua disposição final em forma de esgoto tratado. Os cuidados para destinar os resíduos sólidos e a geração de energia elétrica a partir do processo de tratamento de esgoto também são temas da maquete.

O projeto foi criado pela Sanepar em 2014, e desde então tem tido destaque em todo o Paraná como ferramenta pedagógica. “O nosso objetivo, por meio do Projeto EcoExpresso, é mostrar a importância da preservação dos recursos hídricos. Queremos chamar a atenção da população para o fato de que a água é um recurso natural finito, e que, portanto, deve ser cuidado da forma adequada”, destaca o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.

O EVENTO - Além do EcoExpresso, o Parque de Vila Velha terá várias atrações no evento de abertura da Semana Olímpica, como o lançamento do cicloturismo no parque, food trucks, lançamento da coleção Campos Gerais 2016 de artesanato local, entre outras.

No domingo, a entrada do parque será gratuita para as atividades extras. Serão cobrados apenas os tradicionais passeios pelos atrativos naturais do parque - Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada.

A Tocha Olímpica passará por Vila Velha no próximo dia 15, quando haverá a troca da chama olímpica. No sábado (16), segue para a cidade de Castro, onde o EcoExpresso Sanepar também será uma das atrações durante evento promovido para a população no Parque Lacustre.

A organização do evento no Parque Estadual de Vila Velha tem o patrocínio da Sanepar, Copel e do Governo do Estado, com apoio do Instituto Ambiental do Paraná, Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Cultura, da Comunicação Social, do Esporte e do Turismo, entre outros apoiadores.

Galeria

  • Ônibus de educação ambiental demonstra ciclo da água de forma lúdica
  • Sanepar leva EcoExpresso para Semana Olímpica em Ponta Grossa