Notícias

Sanepar leva teatro para mais de 600 crianças em Pato Branco

30/03/2012

Nesta sexta-feira (30), mais de 600 alunos da rede municipal de ensino de Pato Branco aprenderam um pouco mais sobre cuidados com o meio ambiente por meio de uma apresentação teatral promovida pela Sanepar. Em exibição pela primeira vez na cidade, o espetáculo infantil “Os Bichos” abordou a preservação ambiental usando linguagem lúdica e divertida, para crianças de três a 11 anos de idade. A apresentação utiliza formas animadas, com marionetes (bonecos de fios), bonecos de luva e marrotes altamente elaborados, que encantaram o público infantil.
Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura Esporte e Lazer, a peça é parte do projeto da Sanepar que busca levar educação ambiental para o público infantil por meio do teatro. Pato Branco foi a primeira cidade a receber o espetáculo, que passará por diversas cidades do Estado até o mês de julho. A cidade recebeu duas apresentações gratuitas. A primeira, na parte da manhã, aconteceu no Teatro Naura Rigon, e foi aberta também ao público em geral. Na parte da tarde, aconteceu uma sessão exclusiva para os alunos do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC), no bairro Planalto. No total, o espetáculo foi visto por mais de 600 crianças.
“Os Bichos” - Tendo como foco a música e a preservação ambiental, a peça conta a história de dois amigos - um boi e um burro - que decidem deixar o sítio em que vivem e partir para a cidade grande. Os dois animais pretendem usar os talentos artísticos dos bichos para conscientizar os seres humanos sobre os cuidados necessários para proteger o planeta e, principalmente, o nosso bem mais precioso, a água. A valorização da natureza e o respeito pela cultura se fazem presentes neste espetáculo onde o samba, a música clássica e até funk são interpretados de forma divertida, inédita e fascinante.
A professora da rede municipal de ensino de Pato Branco, Marilde Marchi, destacou a importância da educação aliada à arte. "A forma que as crianças captam a mensagem quando assistem a um espetáculo como este é muito mais intensa. Só falar não adianta, elas precisam ver as cenas para compreender melhor o que tentamos ensinar". Para a coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil do bairro Planalto, Rosimere de Jesus, a peça cumpriu o papel de reforçar a mensagem que os alunos estão aprendendo diariamente em sala de aula sobre os cuidados com o ambiente em que vivem e a natureza. "Eles levam a experiência para casa e começam a corrigir e questionar os comportamentos dos próprios pais", afirma.
Leopoldo Mattei foi um dos pais que acompanhou o espetáculo. Ele gostou da peça tanto quanto o filho Gabriel. O personagem que mais chamou a atenção do menino foi o Mano Gato, que durante a história canta um funk sobre a importância da água. "Tudo isso que é visto na escola eles levam para casa e nos contam dizendo 'pai, a professora disse que é assim que devemos fazer', é muito interessante", conta o pai emocionado.

A mensagem do espetáculo é a valorização da natureza e o respeito pela cultura

 



 

Galeria