Notícias

Sanepar lidera trabalhos de preservação do Ribeirão Cafezal

02/05/2011

A Sanepar retomou o trabalho do Grupo Gestor do Ribeirão Cafezal, para preservar um dos principais mananciais de abastecimento de água de Londrina e Cambé, que nasce em Rolândia. Em reunião na sede da Sanepar em Londrina nesta quinta-feira (28), técnicos da Sanepar e representantes de órgãos públicos e ONGs dos três municípios definiram a forma de atuação para 2011. O objetivo é envolver a comunidade no trabalho do Grupo, que inclui diagnóstico, monitoramento e educação ambiental.

A Sanepar monitora o Cafezal, desde a captação, em Londrina, até os córregos Pedroso e São Domingos, em Cambé, e córregos Marabu e Amoreira, em Rolândia. “A bacia do Cafezal tem sofrido com o processo de assoreamento, provavelmente pela falta de mata ciliar”, informou a gerente regional da Sanepar em Londrina, Mara Lúcia Kalinowski. “A comunidade precisa trabalhar junto para reduzir os danos ambientais.”

O chefe regional da Emater em Londrina, Ildefonso Hass, destacou a importância da participação da Sanepar. “A empresa tem um compromisso social com a população a partir desta bacia”, disse ele. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Rolândia, Waldiceu Verri, também demonstrou preocupação com os danos ambientais e sugeriu um programa de orientação aos agricultores.

A Sanepar implantou, no ano passado, 4.366 ligações prediais de esgoto na Bacia do Cafezal, em bairros de Londrina e Cambé. A obra, no valor de R$ 9,6 milhões, ampliou a rede coletora de esgoto em mais 70 km. Outros R$ 11,6 milhões estão sendo investidos na construção da Estação de Tratamento de Esgoto Esperança, que deve estar concluída dezembro de 2011.

Grupo Gestor – O Grupo Gestor do Ribeirão Cafezal, criado em 2005, é formado por Sanepar, Instituto das Águas, Emater, secretarias estaduais de Educação e do Ambiente, IAP, Ministério Público do Estado do Paraná, Universidade Estadual de Londrina, Força Verde/Polícia Militar Ambiental, Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, prefeituras municipais de Londrina, Cambé e Rolândia, por meio de suas secretarias de meio ambiente, agricultura, educação e saúde, Conselho Municipal de Meio Ambiente de Londrina e Instituto EcoMetrópole.

Córrego Amoreira — A Prefeitura de Rolândia deve iniciar na próxima semana, em parceria com a Sanepar, por meio do Projeto Institucional Fundo Azul, obra de adequação das galerias pluviais em ruas do entorno da nascente do Córrego Amoreira l no Jardim Vale Verde. No local foram plantadas 400 mudas de espécies nativas com a participação de alunos do Colégio Estadual Presidente Kennedy e da Cooperativa Integrada de Rolândia.


 

Galeria