Notícias

Sanepar mostra o caminho da água na Expoingá

09/05/2019

Técnicos da empresa também apresentam os benefícios do uso do lodo de esgoto na agricultura

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está participando da 47.ª edição da Expoingá que será realizada de 9 a 19 de maio, em Maringá. Neste ano, a empresa apresenta duas atrações no estande institucional montado na Fazendinha.

A primeira é a maquete de uma minicidade montada dentro de um ônibus, conhecido como EcoExpresso Sanepar. Ela apresenta ao público o caminho da água do rio ao rio, desde a captação de água nos mananciais, tratamento, reservação, distribuição, até a coleta do esgoto, tratamento e destinação final para os corpos receptores.

Outro tema abordado no estande é o uso agrícola do lodo de esgoto. Além de divulgar o programa, realizado em parceria com o Emater, técnicos da empresa esclarecem dúvidas dos visitantes sobre a correta utilização do lodo, seus benefícios e restrições de uso. Eles também fazem o cadastramento de novos agricultores ao programa.

Desde 2012, todo o lodo gerado nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Maringá, Umuarama, Campo Mourão e Paranavaí é destinado à agricultura. Em 2018 foram fornecidas 6.715 toneladas para propriedades agrícolas da região Noroeste.

Segundo o gerente geral da Sanepar para a Região Noroeste, Sérgio Augusto Portela, a feira é uma excelente oportunidade para apresentar à população os programas desenvolvidos pela empresa na região e promover a educação ambiental junto aos visitantes que passam pelo nosso estande.

Galeria