Notícias

EcoExpresso Sanepar mostra o caminho da água do rio ao rio

Caminho das águas é atração no Show Rural, em Cascavel

01/02/2018

Visitantes serão convidados a refletir sobre o meio ambiente e sobre a qualidade da água que queremos

Em parceria, a Sanepar e a Emater participam da 30ª edição do Show Rural Coopavel. O espaço mostra o caminho das águas e convida os visitantes a fazer uma reflexão sobre o futuro que queremos para o planeta. O ciclo termina com uma visita ao EcoExpresso Sanepar, que também explica o trajeto da água do rio ao rio. O material, montado numa espécie de trilha instalada na área da Emater, estará aberto à visitação das 8 às 17h30, de segunda à sexta-feira. No domingo (04), o horário de funcionamento do espaço é das 13h às 17h.
O trabalho chama a atenção para o ciclo da água, para os cuidados que todos devem adotar para preservar os mananciais existentes e a qualidade da água. O alerta serve para todos, mas no show rural tem por objetivo atingir os proprietários e trabalhadores da área rural, já que a maior parte das nascentes estão localizadas no campo. “Os cuidados com o manejo do solo e com o uso de defensivos agrícolas precisam acontecer deste o nascimento dos cursos de água. É dali que vêm as águas que serão utilizadas tanto para o uso dos moradores rurais quanto para o abastecimento público das cidades”, destaca o gerente Renato Mayer Bueno.
Durante o trajeto os visitantes são levados a responder sobre qual tipo de água eles querem beber. Ao sair da trilha todos são convidados a conhecer o caminho que a água percorre do rio ao rio, por meio de uma grande maquete montada dentro do ônibus EcoExpresso Sanepar. O ônibus é especialmente adequado para disseminar práticas de preservação da água e demonstrar os processos do saneamento ambiental. O principal objetivo do EcoExpresso é fazer com que os visitantes entendam cada fase dos tratamentos e, também, como cada pessoa pode e deve atuar para garantir a sustentabilidade desse ciclo, fazendo o uso racional da água.

Galeria

  • EcoExpresso Sanepar mostra o caminho da água do rio ao rio