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Os serviços solicitados pelos clientes por telefone são distribuídos pelo sistema on line às equipes responsáveis

Sanepar oferece atendimento 24 horas por dia

14/01/2015

Equipes de plantão garantem fornecimento de água e consertos de vazamentos durante as madrugadas

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) garante a produção e a oferta de água tratada e o serviço de coleta e tratamento de esgoto, 24 horas por dia, para atender a mais de 10,7 milhões de clientes da empresa. Equipes de plantão mantêm, de forma permanente, o conserto de vazamentos de água e de esgoto que podem ocorrer nas tubulações a qualquer momento. A população também pode contar com o atendimento telefônico gratuito, pelo telefone 0800 200 0115.

Os serviços da Sanepar estão disponíveis para a população de 345 municípios paranaenses, da cidade de Porto União, em Santa Catarina, e de 652 localidades e distritos. A experiência de mais de 50 anos na gestão pública do saneamento ambiental tornou a Sanepar modelo para as empresas congêneres do Brasil e de países da América Latina.

Os serviços solicitados pelos clientes por telefone – em qualquer horário – são distribuídos pelo sistema on line à equipe adequada para o atendimento. Os números são significativos. Apenas em Maringá, na Região Noroeste do Estado, durante todo o ano de 2014, foram executados 117.059 serviços, uma média mensal de 9.754 serviços nas redes e ramais de água e de esgoto. Em Ponta Grossa e em Foz do Iguaçu – sistemas do mesmo porte que Maringá –, foram registrados no mesmo período, respectivamente, 97.879 (média mensal de 8.156) e 90.460 (média de 7.538).

Todo o trabalho é interligado ao Centro de Controle Operacional (CCO), que funciona como o coração do sistema. No CCO, operadores controlam 24 horas por dia todo o sistema de produção, armazenamento e distribuição da água. “Nos 20 CCOs que temos em todo o Estado a operação é em tempo real, por isso, qualquer problema de abastecimento podemos solucionar em poucos minutos, deslocando equipes que estão de plantão”, afirma o diretor de Operações, Paulo Alberto Dedavid.

Além de todo o trabalho de manutenção, a Sanepar investe fortemente na elaboração de projetos, na busca de recursos e na execução das obras necessárias para que todos os sistemas atendidos tenham a estrutura adequada à distribuição de água e a coleta e o tratamento de esgoto. Paralelamente, a empresa busca novas tecnologias para aprimorar os serviços de saneamento que oferece.

QUALIDADE – Todo o esgoto coletado pela Sanepar é tratado. O índice é de mais de 99%. Quanto aos parâmetros da água distribuída para a população, desde 2014, a Sanepar é autossuficiente na análise de todos os parâmetros. Por meio de modernos equipamentos, os laboratórios da Sanepar analisam todos os parâmetros determinados pelo Ministério da Saúde (Portaria 2.914). Para garantir a qualidade da água produzida e distribuída, a Sanepar realiza 1,325 milhão de análises por mês, a maioria – 1,2 milhão – feita nos laboratórios operacionais das 176 estações de água durante o processo de tratamento. As análises são feitas de hora em hora, 24 horas por dia. Tudo ao custo operacional de mais de R$ 2 milhões por mês, sendo que as análises mais complexas – cerca de 20 mil por mês – custam, sozinhas, aproximadamente R$ 1 milhão/mês.

Outros 125 mil parâmetros são mensalmente analisados nos quatros laboratórios centrais de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel e nos demais 77 laboratórios descentralizados. Estes 81 laboratórios analisam a água que sai das estações de tratamento, pronta para o consumo, e também a que chega nas residências e empresas, pelas redes de distribuição espalhadas pelas cidades. Todo esse rigoroso controle é monitorado de perto pela Vigilância Sanitária dos municípios, Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde.

Os resultados das análises efetuadas de hora em hora, tanto da água que entra nas estações como da que é distribuída, são encaminhados para a Vigilância Sanitária de cada município, que pode realizar novas análises. Os laudos estão à disposição para possíveis avaliações e comprovações nos escritórios da Companhia.

A população pode acompanhar a qualidade da água da sua cidade, pela conta de água, que recebe mensalmente, ou acessando o por este link. O cliente também pode fazer o cadastro para receber o relatório por e-mail.

Também pelo site da Companhia, o cliente pode solicitar serviços e buscar informações, clicando em “Serviços On-line”, no topo da página. Alguns serviços dependem do cadastramento de senha pessoal.

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