Notícias

Equipes falam com moradores sobre benefícios e vantagens da correta ligação do esgoto

Sanepar orienta moradores sobre interligação de esgoto em Marmeleiro

30/08/2019

Equipes contratadas pela empresa estão visitando os imóveis no Centro e no Bairro Santa Rita

A Sanepar iniciou, nessa semana, trabalho de orientação técnica aos moradores de 711 imóveis em Marmeleiro. O objetivo é mostrar como deve ser feita a interligação do imóvel ao sistema de esgotamento sanitário, falar sobre os cuidados com a rede pública e com a rede interna do imóvel e sobre a necessidade de se proteger e preservar os recursos hídricos de possível contaminação por despejo inadequado do esgoto.

O gerente regional da Sanepar em Francisco Beltrão, Ativo Miguel Beier, destaca que o esgoto doméstico coletado e tratado evita doenças, despolui o solo e a água. “É um investimento público em saúde e qualidade de vida que todos têm direito. Cabe a cada morador fazer a interligação da sua casa corretamente na rede da Sanepar, para contribuir com o meio ambiente”, afirma o gerente.

Depois dessa, serão feitas mais duas visitas. A primeira, dentro de 30 dias, será para confirmar se as instalações hidrossanitárias foram executadas de forma correta e se o esgoto está sendo lançado na tubulação do sistema coletor. Durante essa vistoria, que é feita internamente, além de verificar a situação da caixa de gordura, os técnicos vão adicionar corantes em vasos sanitários, pias, tanques e ralos para identificar o destino do esgoto e da água de chuva. E, dentro de 60 dias, as equipes vão retornar para fazer uma segunda verificação, caso tenha sido apontada alguma irregularidade na ligação ou necessidade de adequação.

Para segurança dos moradores, as equipes da empresa Ecoworks, contratada para esse trabalho, utilizam coletes e crachás de identificação, com a identificação de prestador de serviço para a Sanepar. Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115 ou pelo site www.sanepar.com.br.

ORIENTAÇÕES – As principais informações repassadas aos moradores são sobre como interligar o imóvel na rede da Sanepar, o que pode e o que não pode ser lançado na rede, a necessidade de instalação da caixa de gordura nas saídas das pias de cozinha e a importância de se fazer limpeza periódica da caixa de gordura, destinando os resíduos para a coleta do lixo comum do município de Marmeleiro.

As equipes orientam, ainda, que a água de chuva deve ser destinada à galeria pluvial/boca de lobo ou ser lançada no terreno – nunca na rede de esgoto –, e que os ralos de tanques, canis ou os que estão a céu aberto precisam de cuidados para não captar a água da chuva e lançar na rede pública de esgoto.

Galeria

  • Equipes falam com moradores sobre benefícios e vantagens da correta ligação do esgoto
  • Equipes falam com moradores sobre benefícios e vantagens da correta ligação do esgoto
  • Equipes falam com moradores sobre benefícios e vantagens da correta ligação do esgoto
  • Equipes falam com moradores sobre benefícios e vantagens da correta ligação do esgotoEquipes contratadas pela empresa estão visi