Notícias

Participantes do workshop Meio Ambiente e Escola, durante a rodada de perguntas na Semana de Meio Ambiente

Sanepar participa da Semana de Meio Ambiente em Ponta Grossa

07/06/2017

A Sanepar está participando da Semana de Meio Ambiente 2017, em Ponta Grossa. De 3 a 10 de junho várias atividades ocorrem na cidade, da limpeza do Arroio Olarias a oficinas, palestras, mostras de vídeo e jogos pedagógicos. Com o tema “O MEU ambiente pede socorro”, todas as ações foram pensadas com a intenção de multiplicar informações sobre a educação socioambiental e, principalmente, conscientizar de que é obrigação de cada um cuidar do meio ambiente. A programação completa do evento está neste link.

“As atividades foram programadas para crianças e adultos. Tivemos o envolvimento de muitas pessoas e queremos que todas as informações sejam repassadas entre familiares, vizinhos e comunidade de modo geral. Cada indivíduo tem que fazer sua parte. Dessa maneira, conseguiremos, juntos, manter um ambiente cada vez mais saudável”, declarou o secretário municipal de Meio Ambiente na abertura, Paulo Barros.

Nesta quinta (8) pela manhã, a Sanepar continua na programação da Semana com oficina de Capacitação para Professores. Esse trabalho tem foco na educação socioambiental dentro da perspectiva lúdica, para discutir temas ambientais em sala de aula de modo interdisciplinar. A capacitação será no auditório da Sanepar no Jardim Carvalho. Na noite de quinta, representantes da Sanepar participam de mesa redonda com debates sobre o Lago de Olarias, com IAP, Prefeitura e URPG. Na noite de sexta (9), os gestores da Sanepar devem participar de um workshop sobre ações socioambientais em Ponta Grossa e região, com apresentação de um trabalho desenvolvido pela Unidade de Serviço Educação Socioambiental (USEA) de Ponta Grossa. No sábado (10), haverá a Caminhada das Usinas (Alagados/Pitangui), com participação de toda a comunidade.

AS AÇÕES – Este ano, as ações desenvolvidas são focadas na Bacia de Olarias, onde a Sanepar, em parceria com o Colégio Estadual João Ricardo Von Borell Du Vernay, tem desenvolvido o Projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio há três anos. O resultado do trabalho foi apresentado nessa terça-feira (6) pelos alunos do curso técnico em química. A apresentação foi acompanhada pela coordenadora do curso, professora Daniele Nascimento, e pela gestora da Sanepar que acompanha o projeto, Luciana Garcia.

Luciana destaca que, para os alunos, a socialização das informações com a comunidade pontagrossense é um aprendizado muito importante. “Tanto para sua vida profissional quanto pessoal. O conhecimento adquirido em sala de aula e nas atividades do nosso projeto contribui para o desenvolvimento desses alunos e suas ações se refletem na comunidade onde estão inseridos”, enfatiza.

Este é o quarto ano consecutivo em que as ações da Semana de Meio Ambiente em Ponta Grossa são desenvolvidas de modo integrado, por uma comissão organizadora, que congrega Prefeitura (Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Educação, Fundação de Cultura), Núcleo Regional de Educação, Águas Paraná, Sema, IAP, Exército, Diocese de Ponta Grossa e Sanepar. Além das organizadoras do evento, várias empresas contribuem como patrocinadoras das ações da semana.

A abertura do evento ocorreu na segunda-feira (5), no Centro de Cultura. Participaram da solenidade autoridades, instituições que têm relação com o meio ambiente, estudantes, professores e comunidade em geral.

Galeria

  • Participantes do workshop Meio Ambiente e Escola, durante a rodada de perguntas na Semana de Meio Ambiente
  • Coral das Meninas Cantoras de Ponta Grossa na abertura oficial da Semana de Meio Ambiente
  • Alunos do projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio apresentaram seu trabalho no workshop Meio Ambiente e Escola