Notícias

Sanepar participa de audiência com moradores de São José dos Pinhais

25/04/2019

Empresa apresentou investimentos feitos na cidade e explicou como irá atender demandas de moradores

Moradores de São José dos Pinhais esclareceram dúvidas sobre os serviços de água e de esgoto na cidade, em audiência pública realizada na Câmara Municipal, na noite desta quarta-feira (24). O gerente regional da Sanepar, Agostinho Muller, e a coordenadora de Operações, Simone Alvarenga de Campos, apresentaram índices de atendimento da empresa na cidade, investimentos feitos e programados para melhorar e ampliar os sistemas de abastecimento e de coleta de esgoto.

Hoje, 100% da cidade de São José dos Pinhais é abastecida com água potável. A coleta de esgoto atende 73,8% da população. O esgoto é tratado nas estações de Atuba Sul e Belém em Curitiba. De 2014 a 2018, a Sanepar investiu R$ 154 milhões na cidade e já estão assegurados mais R$ 193 milhões para os sistemas de água e de esgoto.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de São José dos Pinhais prevê que até 2043 a Sanepar atenda 80% da população com rede coletora. “Com os investimentos previstos no município, atingiremos este indicador antes desse tempo e, com certeza, iremos ultrapassá-lo”, disse Muller.

Educação socioambiental – Moradores do Jardim Antares, Rio Pequeno e adjacências reclamaram que tem ocorrido refluxo de esgoto nesses bairros que tiveram a rede coletora implantada recentemente. O gerente da Sanepar explicou que isso ocorre devido a irregularidades na ligação dos imóveis à rede coletora de esgoto. “Não pode ter água da chuva ligada na rede de esgoto da Sanepar justamente para que não haja extravasamento”, disse.

Embora a Sanepar faça reuniões comunitárias, de cunho socioambientais, para explicar aos moradores os cuidados que devem ter com a ligação de esgoto, ainda é preciso intensificar o trabalho de vistorias técnicas e educação socioambiental. O secretário de Meio Ambiente, Ahirton Sdroiesk Junior, que também estava na audiência, falou que a Prefeitura desenvolve várias ações educativas junto à população. “Precisamos estreitar a parceria entre a Sanepar e a Secretaria neste trabalho educativo”, disse o gerente da Sanepar.

Abastecimento - Hoje, a Sanepar também abastece com água tratada as localidades rurais Campina do Taquaral, Costeira, Costeira do Cupim, Colônia Mergulhão, Rio de Una e Inhaíva. E atualmente estão sendo executadas obras para atender a Estrada da Balsa/Cachoeira. Essas localidades passaram a ser atendidas pela Sanepar a partir da assinatura do contrato de programa entre Sanepar e Prefeitura de São José dos Pinhais, em 2013.

Moradores de alguns bairros, como Vila Bonde, Del Rey e Jardim Suíça, reclamaram que aos fins de semana falta água para os moradores que não têm caixa d´água. O gerente afirmou que a Sanepar irá verificar essas queixas porque o sistema produz água em quantidade suficiente para atender toda a população. Hoje, a capacidade de reservação é 7,5 milhões de litros de água maior do que a necessidade.

“A Sanepar segue duas premissas: que não pode faltar água e que seja água de qualidade nos padrões da legislação pertinente. Então, faremos um diagnóstico do problema e iremos resolver”, garantiu o gerente.

A audiência foi proposta pelo vereador Luiz Paulo e teve a presença de vários vereadores de São José dos Pinhais e das cidades vizinhas, de representantes de associações de moradores, da OAB e de várias entidades.

Galeria