Notícias

Festival impulsiona a divulgação da cultura japonesa no Brasil

Sanepar patrocina festas da colônia japonesa neste fim de semana

03/09/2015

Londrina Matsuri e Festival Nipo Brasileiro, em Maringá, oferecem boa comida e apresentações artísticas para todas as idades

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está patrocinando duas importantes festas da colônia japonesa neste fim de semana. O Londrina Matsuri começa na sexta-feira (4) e segue até a segunda-feira, feriado de Sete de Setembro, no Centro de Eventos de Londrina. Em Maringá, a 26ª edição do Festival Nipo Brasileiro será aberta no sábado (5) e tem oito dias de duração.

Os eventos oferecem gastronomia, música e dança típicas, e outras atrações para diferentes idades. A 13ª edição do Londrina Matsuri traz uma programação diversificada das 10h às 23h. No estande da Sanepar, os visitantes poderão conferir a exposição da História do Saneamento em Londrina. O evento deve atrair mais de 25 mil pessoas de diversas cidades do Paraná e de outros estados, como Mato Grosso e São Paulo.

MATSURI - O festival gastronômico é a grande atração do Matsuri. Oficinas gratuitas de mangá, origami, kirigami e a tradicional ‘revoadas de pipas’ devem distrair as crianças. Já os adultos poderão conferir produtos e serviços em mais de 40 estandes comerciais e visitar a 1ª Feira de Tecnologia Japonesa. Grupos de entidades de Londrina e região realizam apresentações tradicionais de dança (Bon Odori), canto, teatro, artes marciais e instrumentos musicais japoneses (Taiko).

“Montamos uma programação diversificada de atrações em todos os horários, com atividades que agradam pessoas de todas as idades”, comenta Mity Shiroma, presidente do Grupo Sansey, entidade sem fins lucrativos que promove o evento.

Pelo oitavo ano consecutivo, o Matsuri traz ainda a ‘Mostra de Meio Ambiente – Melhores Praticas’, em que estudantes de escolas municipais de Londrina mostram seus melhores projetos. O objetivo é estimular crianças e adolescentes a pensarem e agirem de maneira sustentável.

FESTA EM MARINGÁ – O Festival Nipo Brasileiro será realizado na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), no período de 5 a 13 de setembro. O festival é considerado o 2º maior evento de Maringá e, a cada ano, tem atraído mais público. “É uma festividade que celebra a cultura nipônica, que incentiva a população japonesa do Brasil a preservar os costumes japoneses e também a divulgar para os não descendentes a riqueza e a beleza da tradição”, destacou o presidente da Acema, Afonso Akioshi Shiozaki.

Segundo os organizadores, o Festival Nipo Brasileiro foi criado para manter viva a cultura japonesa nas novas gerações. Ele é fruto do esforço de milhares de descendentes de Maringá e região. São famílias inteiras, que se dedicam voluntariamente ao evento, desde o preparo dos pratos típicos servidos no pavilhão gastronômico até as apresentações artísticas que, ano após ano, tem encantado os visitantes.

Galeria

  • Festival impulsiona a divulgação da cultura japonesa no Brasil
  • Festival impulsiona a divulgação da cultura japonesa no Brasil
  • Londrina Matsuri deve atrair 25 mil pessoas neste final de semana prolongado. Crédito: Giuliano Garcia
  • Londrina Matsuri deve atrair 25 mil pessoas neste final de semana prolongado. Crédito Giuliano Garcia