Notícias

O Governo do Estado através da Sanepar, com recursos da Lei Rouanet, patrocina projeto de revitalização da rua São Francisco

Sanepar patrocina projeto para revitalizar rua histórica

25/06/2013

Lojistas tiveram as portas de seus estabelecimentos renovadas

A rua São Francisco, uma das mais antigas de Curitiba, está passando por uma verdadeira transformação. Neste domingo (23) um grupo formado por 20 artistas grafiteiros deram início ao Projeto Arte Urbana – Histórias e Memórias de Curitiba, que pretende revitalizar a região com desenhos culturais nas portas de aço de estabelecimentos locais. A ação conta com patrocínio do Governo do Estado, com recursos da Sanepar por meio da Lei Rouanet.

Os grafites representam símbolos importantes da capital paranaense. Mais de 20 lojistas tiveram as portas de seus estabelecimentos revitalizadas. “Não tem como descrever. É uma obra de arte. Deu uma nova vida pra rua”, descreveu Eliane Maiochi, de 52 anos, proprietária de uma confeitaria na Rua São Francisco.

Há quatro meses, Lígia Coelho (59) possui uma boutique de costura na São Francisco. Ela conta que a intervenção mudou a cara da região e trouxe mais segurança. “Antes era tudo pichado, horrível. Eu tinha medo de alugar um comércio aqui. Agora está totalmente diferente, não tem nem comparação”, disse.

Projeto – O Arte Urbana é uma iniciativa da Associação Comercial do Paraná (ACP), em conjunto com pesquisadores e a produtora Mucha Tinta e foi aprovado na Lei Rouanet. A Sanepar foi a única patrocinadora do projeto, repassando aproximadamente R$ 80 mil.

A ideia, como conta Iroclê Wykrota, coordenadora do projeto da ACP, tem o foco de promover a despoluição visual, inibir a ação de vândalos e criar uma nova atração turística na cidade.

“Alguns empresários nos solicitaram uma alternativa para deixar os imóveis mais bonitos, porque a pichação acaba depredando e desvalorizando. Com isso, desenvolvemos todo esse projeto”. Segundo ela, a Rua São Francisco foi selecionada pelo seu teor histórico. “A gente percebeu que houve um sucesso, uma receptividade e já estamos articulando para fazer em outros bairros e ruas”, afirmou.

Galeria

  • O Governo do Estado através da Sanepar, com recursos da Lei Rouanet, patrocina projeto de revitalização da rua São Francisco
  • Sanepar patrocina projeto de revitalização da rua São Francisco, , com recursos da Lei Rouanet
  • Grafite feito por artistas curitibanos no último domingo (23), na rua São Francisco, em Curitiba.