Notícias

Sanepar pede economia de água a moradores de União da Vitória e Porto União

08/02/2012

A Sanepar recomenda aos moradores do Centro de União da Vitória e de Porto União que economizem água neste período em que as temperaturas estão elevadas e que o consumo de água aumentou 12,5%. O uso racional de água é necessário para que os moradores das partes mais altas também sejam abastecidos.

O sistema de abastecimento das duas cidades é integrado e o bombeamento de água tratada para as regiões mais altas passa pelo Centro. “Como aumentou significativamente o consumo no centro, não há condições técnicas para bombear a água até as regiões altas”, explica o gerente da Sanepar, Bolivar Luiz Menoncin Jr. Ele lembra que o aumento de consumo não é fato isolado. “Há cidades do Paraná em que o aumento chegou a 30%, por causa da onda de calor e pela estiagem.”

No último fim de semana, o desabastecimento foi mais acentuado porque um dos conjuntos motobomba perdeu eficiência, comprometendo a produção de água tratada. O problema foi sanado com a instalação, na manhã de domingo (5), de um conjunto novo. Com o equipamento em plena operação, foi possível aumentar a produção em 1.200.000 litros por dia, equilibrando a demanda. O novo conjunto motobomba é anfíbio, o que confere maior confiabilidade ao sistema de captação.

Uso racional - Equipes da Sanepar observaram que moradores que estão recebendo água normalmente continuam lavando calçadas e carros. “Esta água está fazendo falta na casa dos moradores mais distantes”, afirma Bolívar, lembrando que é necessário que a população colabore, fazendo uso racional da água.

O gerente lembra ainda que a situação está sendo amenizada por obras em fase de conclusão. Falta executar apenas os serviços da última interligação, no Trevo da Reunidas, previstos para o próximo fim de semana. A Sanepar investiu R$ 995 mil na execução de 4.720 metros de rede de distribuição de água, que beneficiam a população dos bairros São Gabriel (União da Vitória), Centro, Morro da Cruz, Vice King, São Francisco e Limeira (Porto União). As obras de melhoria no sistema estão atendendo 85.300 moradores das duas cidades.

Ainda neste ano serão iniciadas outras obras de ampliação do sistema de água, no valor de R$ 3 milhões. A previsão é que sejam concluídas até setembro de 2012.

Galeria