Notícias

Visita dos alunos aos Mananciais da Serra

Sanepar promove visitas inclusivas

30/06/2017

As visitas devem ser agendadas previamente

A Sanepar recebe diariamente uma grande quantidade de visitantes. Nesta semana, o Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra (CEAM), em Piraquara, e o Museu do Saneamento abriram espaço para visitas inclusivas.

No CEAM, nesta terça-feira (27), estiveram 32 alunos da Escola Especializada Primavera, que atende a jovens e adultos com deficiência intelectual no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O grupo visitou as trilhas do Sanepariano e a trilha que leva à Represa Piraquara II, além do mirante. “A deficiência intelectual precisa do concreto para que haja aprendizado. Na visita, nossos alunos conseguiram aprender muito e tiveram uma participação muito rica”, explica a coordenadora pedagógica da Escola, Paola Zanini.

Pela Sanepar, acompanharam a visita os empregados Walmir dos Santos, Irineu Bomfim e Roselis Presznhuk. Ela conta que antes de os alunos irem aos Mananciais, uma equipe da Sanepar foi até a Escola Primavera para entender e planejar a visita da forma mais adequada para os alunos. “Foi uma experiência muito interessante e gratificante para mim. A gente não vê limitação neles, são muito participativos e ativos”, diz Roselis. Na visita, os alunos aprenderam sobre o uso racional e o ciclo da água e sustentabilidade com os mediadores Bomfim e Roselis.

MUSEU - Na quarta-feira (28), o Museu do Saneamento, em Curitiba, recebeu a visita de 12 mulheres da Casa de Permanência Feminina da Fundação de Ação Social (FAS), de Curitiba. A instituição dá apoio a mulheres em situação de rua e abandono familiar por sua orientação sexual e busca a recuperação dos vínculos familiares e inserção no mercado de trabalho.

Na Casa de Permanência Feminina, as mulheres desenvolvem várias atividades e oficinas temáticas. “É a primeira visita que realizamos com essas meninas. É importante que elas entendam o processo que a água passa até chegar à torneira, para que elas se preocupem em preservar o meio ambiente, no momento em que forem reinseridas na sociedade”, diz a coordenadora da Casa, Christiane Sauer.

O coordenador de Patrimônio Histórico da Sanepar, Junio Ferreira, mediou a visita ao Museu do Saneamento. “Receber estas mulheres nos encheu de orgulho. Apenas uma delas disse já ter visitado um museu na vida, todas as outras nunca tiveram essa oportunidade. Nosso papel, durante o atendimento, é estimular a reflexão sobre as mudanças que aconteceram ao longo do tempo na cidade e em suas vidas, auxiliando o entendimento sobre sua própria história, relacionando-a com o saneamento, a água e seu cotidiano”, diz.

Junio também ressaltou a importância de conhecer os públicos que visitam os ambientes da Sanepar para oferecer um atendimento adequado. “Nos últimos anos, a demanda por atendimentos a públicos especiais têm aumentado, o que nos leva a repensar a função social de nossas estruturas que oferecem atendimento”, conta.

INFORMAÇÕES – O Museu do Saneamento tem em seu acervo cerca de 8 mil itens que contam a história do saneamento do Estado do Paraná. São equipamentos, objetos, mobiliários, vestuários, documentos, fotografias, audiovisuais, mapas, plantas e projetos de engenharia, com registros a partir do ano de 1875. O Museu está instalado no mesmo prédio onde funcionou a antiga Estação de Tratamento de Água do Tarumã, a primeira do Paraná, construída em 1945. É um museu institucional, mantido pela Sanepar, localizado na Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151, no bairro Tarumã, em Curitiba. O local funciona das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17. Visitas podem ser agendadas pelo email: visitas@sanepar.com.br

VISITAS AOS MANANCIAIS – O CEAM recebe visitas de escolares durante a semana, de segunda a sexta-feira. Agendamentos para as visitas de escolares durante a semana podem ser feitos pelo mesmo email do Museu: visitas@sanepar.com.br

Para o público em geral, os Mananciais da Serra abrem durante um final de semana por mês. Para 2017, ainda estão disponíveis as datas para visitação pública: 8 e 9 de julho, 19 e 20 de agosto, 16 e 17 de setembro, 7 e 8 de outubro, 11 e 12 de novembro e 9 e 10 de dezembro. Para as visitas públicas, não é necessário agendar horário se o grupo tiver menos de dez pessoas. Grupos maiores devem fazer agendamento pelos e-mails: mananciaisdaserra@sanepar.com.br ou ucsparana@iap.pr.gov.br

O Programa de Visitas dos Mananciais da Serra é realizado pela Sanepar, Prefeitura Municipal de Piraquara, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Parque Estadual Pico do Marumbi.

Galeria

  • Visita dos alunos aos Mananciais da Serra
  • Alunos aprendem sobre o uso racional e o ciclo da água e sustentabilidade
  • Grupo de alunos e professores da Escola Primavera nos Mananciais
  • Junio acompanhou a visita das mulheres pelo Museu
  • Junio Ferreira e as mulheres da Casa de Permanência em frente ao Museu do Saneamento
  • Museu do Saneamento recebeu a visita de mulheres atendidas pela Fundação de Ação Social