Notícias

Abertura do curso internacional realizado na Sanepar

Sanepar realiza curso internacional de saneamento

02/03/2020

Participantes vêm da África, América Latina e Caribe para curso realizado em parceria com Ministério das Relações Exteriores e Agência Jica

Quinze profissionais estrangeiros da área de saneamento iniciaram nesta segunda-feira (02) um treinamento sobre água e esgoto na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em Curitiba. O curso vai até o dia 7 de março e prevê aulas teóricas e práticas. Dentro da agenda diplomática do Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP), a capacitação internacional está sendo realizada por meio de parceria entre a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e a Sanepar. Participam técnicos, operadores e gestores de Cabo Verde, El Salvador, Guatemala, Paraguai, Peru e São Tomé e Príncipe.

Na abertura do curso internacional de “Boas Práticas de Gestão e Inovação na Operação de Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário”, o representante-chefe do Escritório da Jica no Brasil, Hiroshi Sato, afirmou que o intercâmbio de conhecimentos é fundamental para o setor e que a capacitação deverá trazer mudanças positivas para o saneamento, com repercussões importantes para a saúde.

Já o coordenador-geral de Cooperação Técnica e Parcerias com Países Desenvolvidos na ABC, Wófsi Yuri de Souza, ressaltou a qualidade das instituições envolvidas nesse treinamento e elogiou a Sanepar. “A Companhia tem investido constantemente em inovação e tecnologia, ganhando destaque nacional e internacional, orgulhando a todos os brasileiros. O portfólio da Sanepar expande e atualiza o conhecimento sobre saneamento ambiental para todos os países e amplia as possibilidades de intercâmbio”, disse Wósfi.

Na abertura do evento, a diretoria da Sanepar relembrou os 25 anos de parceria com o Japão, a importância da água e do esgoto tratados para a saúde e os esforços do corpo técnico da empresa para a realização do evento. “Saneamento é saúde preventiva. E esse curso é uma forma de a Sanepar compartilhar sua experiência com outros países, a fim de contribuir para a promoção de saúde nesses locais”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile. Também participaram os diretores de Meio Ambiente, Julio Gonchorosky, e de Operações, Paulo Alberto Dedavid, o gerente da Secretaria Executiva Mario Zigovski e o gerente de Pesquisa e Inovação, Gustavo Possetti, que coordena o curso.

CURSO – A capacitação aborda assuntos que vão desde a gestão de bacias hidrográficas até a eficiência energética para sistemas de saneamento. “Minha expectativa é atualizar meus conhecimentos e levar esse aprendizado para Cabo Verde, onde estamos implantando o maior projeto de hidráulica do país”, explicou o engenheiro civil Joaquim Lima Lopes, um dos alunos do curso. A equipe de instrutores é composta por experientes profissionais da Sanepar com formação acadêmica em diferentes áreas do conhecimento.

Visitas técnicas:

Dia 3 - 14h50: Estação de Tratamento de Água (ETA) Iguaçu;

Dia 49h45: Laboratório de Medidores
           10h50: Centro de Controle Operacional
           13h20: Sistema Passaúna;

Dia 5 - 13h30: ETE Padilha Sul
            15h50: Telediagnóstico de rede de esgoto, Alto Boqueirão;

Dia 6 - 13h15: ETE Belém
           14h45: CS Bio
           15h45: Aeroporto (sistema de geração hidroenergética com bomba funcionando como turbina);

Dia 7 - 8h30: Reservatório Carvalho
          10h15: Piraquara.

SERVIÇO:

Curso Boas Práticas de Gestão e Inovação na Operação de Sistemas de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário

De 2 a 7/3/20, das 8h30 às 17h, em Curitiba (locais variam a cada dia conforme a programação do curso).

 

Galeria

  • Abertura do curso internacional realizado na Sanepar
  • Curso internacional está sendo realizado até o sábado (dia 7) na Sanepar
  • Curso internacional está sendo realizado até o sábado (dia 7) na Sanepar
  • Mesa de abertura do curso internacional de boas práticas e inovação em saneamento
  • Wófsi Yuri de Souza, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores
  • Representante da Jica no Brasil, Hiroshi Sato
  • Engenheiro de Cabo Verde, Joaquim Lima Lopes