Notícias

Sanepar realiza obras elétricas na captação em Guarapuava

26/11/2014

Serviço vai interromper o abastecimento no domingo, o que vai exigir uso racional da água pela população

Neste domingo (30), a Sanepar realiza a última etapa das obras de ampliação do sistema de abastecimento de água de Guarapuava, com a implementação da parte elétrica na unidade de captação no Rio das Pedras. A obra será executada das 5h até as 13h e, em seguida, serão feitos testes com os três conjuntos motobombas do sistema. Durante todo esse processo, será necessário interromper o abastecimento de água na cidade. A previsão é de que a captação e o tratamento de água sejam retomados no início da noite de domingo, de forma gradativa, com a normalização completa do abastecimento somente na manhã de terça-feira (2).

“Embora a produção seja retomada tão logo as obras elétricas estejam concluídas, é preciso entender que, como Guarapuava é um sistema de grande porte, o abastecimento demanda mais tempo”, ressalta o gerente da Sanepar, João Edson de Lima. Ele orienta que, entre domingo e segunda-feira, a população economize água, fazendo uso racional com prioridade para o consumo humano.

As obras na captação vão ampliar a capacidade do sistema em 10%. Além das obras elétricas, que vão possibilitar o aumento na demanda máxima de eletricidade de 1.040 Kw para 1.400 Kw, a unidade também passou por obras de melhorias hidráulicas, na rede adutora e com a implantação de novos equipamentos. O engenheiro eletricista da Sanepar Jaílson Silvério Pena explica que os sistemas elétricos dos sistemas de captação e tratamento são complexos, e sua ampliação requer um trabalho minucioso e delicado. “É uma equipe altamente capacitada, que vai trabalhar de sete a oito horas ininterruptas, com toda a segurança necessária”, disse.

A ampliação do sistema de abastecimento de Guarapuava teve início em 2013. Em dezembro, devem ser concluídas as obras na Estação de Tratamento de Água, no Bairro Santana, e na rede de distribuição em várias regiões da cidade, com ampliações, melhorias e instalações de válvulas e de macromedidores.

 

 

 

Galeria