Notícias

Mais de 80 pessoas compareceram ao evento

Sanepar realiza reunião com a comunidade em Ponta Grossa

24/03/2017

Em evento, moradores receberam informações sobre investimentos na cidade e puderam questionar sobre os serviços

O programa Comunidade Sanepar reuniu em Ponta Grossa, na noite de quinta-feira (23), lideranças comunitárias, vereadores, representantes de instituições e membros da comunidade para apresentar as obras de saneamento em andamento na cidade e os serviços da Companhia. A equipe da empresa também ficou à disposição para esclarecer dúvidas e questionamentos dos participantes.

O gerente geral da Região Sudeste Fabio Leal Oliveira destacou a missão da Sanepar em contribuir para uma melhor qualidade de vida da população. “O saneamento básico está ligado diretamente com a qualidade de vida, com a saúde de cada uma das pessoas e nós, que desenvolvemos esse trabalho, estamos buscando aprimorá-lo cada vez mais”, disse.

Ele reforçou ainda a importância da união e das parcerias para a preservação do meio ambiente. “A Sanepar tem o seu papel, mas ela sozinha não consegue trazer o resultado que a sociedade precisa e só alcançará com a união de esforços, tanto no Comitê de Bacia, quanto na Sanepar, com ajuda do poder executivo, da Câmara de Vereadores, enfim, todos fazendo o seu papel. Esse encontro é o primeiro que fazemos aqui em Ponta Grossa, vamos continuar realizando outros, para que possamos afinar as nossas ações e as nossas atividades para contribuir com a qualidade de vida da nossa população e a preservação do meio ambiente”, adiantou.

O gerente da Unidade Regional de Ponta Grossa, Marcos Roberto Santos (URPG), ressaltou que o objetivo do encontro é “estreitar o relacionamento entre a Sanepar e a comunidade, de forma que a empresa possa desenvolver um trabalho cada vez melhor, atendendo as expectativas da população”.

REFERÊNCIA - Durante a reunião, teve destaque a classificação de Ponta Grossa em 7.º lugar entre as 100 maiores cidades no ranking nacional do saneamento divulgado pelo Instituto Trata Brasil e o grande plano de investimentos feitos pela Sanepar que contribuem ano a ano para esses resultados. Os participantes também conheceram detalhes dos investimentos que estão em execução na cidade, tanto no Sistema de Abastecimento de Água quanto no de esgotamento sanitário.

OBRAS - Com investimento de R$19,9 milhões, a Sanepar está construindo um novo reservatório, com capacidade para armazenar cinco milhões de litros de água tratada, no bairro Los Angeles, e mais 38,6 Km de reforços nas redes de distribuição. “No Los Angeles já existem dois reservatórios e estamos construindo o terceiro, que vai beneficiar cerca de 89 mil pessoas. As obras têm previsão de serem concluídas em setembro de 2018. 15% delas já foi executada”, destacou Santos.

No sistema de Esgotamento Sanitário, está em construção uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Taquari, e mais 11 Km de redes coletoras, que vão atender inicialmente à Vila Ildemira e ao Jardim Planalto. O investimento é de R$3,7 milhões. “Depois, numa próxima etapa, vamos atender a região do Parque do Café e Jardim Vitória, que dependem da ampliação de elevatória”, disse. Foram citadas ainda as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Olarias, concluída no início do mês na região de Oficinas, e a ampliação da ETE Gertrudes, que está sendo finalizada.

FUTURO - A continuidade e previsão de novos investimentos na cidade também foi tema de questionamentos por parte dos participantes. A gerente de Obras da Sanepar Jeanne Schmidt adiantou que já está programada, para o segundo semestre deste ano, a licitação para uma nova fase de investimentos no sistema de esgoto de Ponta Grossa, com previsão de início de obras para o primeiro semestre de 2018.

“Será um pacote único de obras que vai contemplar toda a rede, na região do Parque do Café, Colônia Moema e Portal do Norte, com mais duas elevatórias e a ampliação da ETE Congonhas”, explicou. Ao final destas obras, a perspectiva é de que o atendimento pelo sistema de esgoto na cidade chegue a 94%.

Além dos investimentos, a Sanepar também foi questionada sobre os mais diversos assuntos, como aumento da tarifa, qualidade da água e ações da Companhia junto à represa de Alagados, refluxo de esgoto, vistorias ambientais, projeto para destinação do óleo de cozinha, entre outros.

A iniciativa do evento da Companhia foi aprovada pelos participantes. Paulo Sérgio Santos, diretor do Departamento de Assuntos Comunitários da Secretaria Municipal de Governo de Ponta Grossa e vice-presidente da União das Associações de Moradores de Ponta Grossa, considera gratificante a oportunidade de aproximação com a empresa. “Não só no dia de hoje, nesta reunião, mas percebemos que a Sanepar está cada vez mais próxima de nós. Hoje temos 170 associações na cidade. Conseguimos abrir uma janela para que a Sanepar falasse diretamente com os representantes de bairro. Temos um grupo de WhatsAapp do qual a Companhia faz parte, e conseguimos muito rapidamente falar direto com a Sanepar e dar encaminhamento quando há algum problema, o que há algum tempo atrás muitas vezes era uma grande dificuldade”.

Também estiveram presentes no evento o gerente da Unidade de Serviços de Eletromecânica, Danilo Raffo, coordenadores regionais da Sanepar e suas equipes, presidentes de associações de bairro, representantes do Exército Brasileiro, Correios, Caixa Econômica Federal, Associação Paranaense de Supermercados, Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Ivonei Afonso Vieira, vereadores Rogério Mioduski, Mingo, Florenal e Sargento Guiarone Jr.

Galeria

  • Mais de 80 pessoas compareceram ao evento
  • O gerente da GGSD Fábio Leal Oliveira destacou a missão da Sanepar em contribuir para uma melhor qualidade de vida da população
  • Mais de 80 pessoas compareceram ao evento