Notícias

Sanepar recebe Selo Clima Paraná 2019

07/11/2019

Prêmio reconhece empresas que trabalham para reduzir gases de efeito estufa

A Sanepar recebeu, na manhã desta quinta-feira (7), o Selo Clima Paraná Ouro 2019, em cerimônia da 5ª edição do prêmio, na Federação das Indústrias do Paraná, em Curitiba. Promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, o prêmio é voltado às empresas paranaenses que decidem voluntariamente medir, divulgar e reduzir a pegada de carbono, que revela as emissões de dióxido de carbono (CO2). Foram premiadas 35 empresas de vários setores da economia.

O objetivo do Selo é combater as mudanças climáticas e preparar as empresas paranaenses para desafios regulatórios, promovendo uma economia geradora de riqueza e sustentável ambientalmente. A premiação tem as categorias Selo Clima Paraná “Ouro”, que exige inventários de emissões de carbono auditados pelo Inmetro; e “Ouro Plus”, que exige a redução, também auditada, da Pegada de Carbono.

O prêmio Selo Ouro foi recebido pelo diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Cesar Gonchorosky. Segundo ele, a Sanepar foi a primeira empresa de saneamento do Brasil a fazer a medição dos gases de efeito estufa em todos os seus processos. Esse trabalho começou em 2007 e teve os dados publicados em 2008, no primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa (IGEE) da empresa. Há nove anos a Companhia reporta seu IGEE ao Registro Público do Programa Brasileiro GHG Protocol. O documento com os resultados fica disponível no http://www.registropublicodeemissoes.com.br/

O inventário de emissões de GEE de 2018 indicou que a principal fonte de emissão nos sistemas da Sanepar continua sendo o processo de tratamento de esgoto. “A Sanepar desenvolve estudos e pesquisas para implantação de sistemas mais eficientes de captura e combustão controlada do biogás ou aproveitamento energético deste subproduto. É um grande desafio para a empresa e para o setor de saneamento”, disse Gonchorosky.

Galeria