Notícias

Sanepar reforça alerta para uso racional da água em Medianeira

22/11/2019

Vazão do Rio Alegria é motivo de preocupação para o abastecimento público

A instabilidade do tempo, que tem afetado a região Oeste, voltou a provocar diminuição da vazão do Rio Alegria, em Medianeira. Em outubro, choveu apenas 85 milímetros, enquanto a média para o período é de mais de 230 milímetros. Apesar da ocorrência de chuvas no início de novembro, a precipitação não foi suficiente para estabilizar a vazão dos mananciais. Nesta semana, a vazão do Rio Alegria caiu para 88 litros por segundo. O ideal é 135 l/s. Isto significa uma redução de cerca de 35% na quantidade de água captada.

Em razão disto, a Sanepar teve que adotar medidas operacionais emergenciais, entre elas transferências de reservação e restrição de distribuição no período noturno para manter o abastecimento durante o dia.

Neste ano, a empresa já colocou em operação dois novos poços que produzem em média 27 litros de água por segundo. Um acréscimo de cerca de 20% no sistema de distribuição de água.

O gerente regional Nilton Perez diz que neste momento a contribuição da população é fundamental para que todos tenham água em suas casas. “A empresa alerta para a necessidade do uso racional da água. Neste período, a água deve ser usada apenas para alimentação, higiene pessoal e limpeza da casa, sem desperdícios. Se todos utilizarem a água de forma racional, ela será suficiente para toda a população”, diz.

Uso racional – A economia, além ser um fator de consciência ecológica, também faz bem para o bolso do consumidor. Por isso, sempre vale lembrar algumas dicas de como usar adequadamente a água tratada:

- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

- A água do último enxágue do tanque ou da máquina serve para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Cuidado com as piscinas – No caso das piscinas de fibra ou alvenaria, é essencial que elas tenham sistema de filtragem e que a limpeza seja realizada preferencialmente por profissionais especializados. A manutenção é garantia de saúde dos frequentadores e de economia de água.

Em relação às piscinas plásticas, há duas dicas essenciais para quem quer contribuir e evitar desperdícios. Uma delas é cobrir a piscina quando ela não estiver sendo utilizada, pois evita que sujeiras caiam na água. A outra dica é não trocar todos os dias a água, evitando o gasto excessivo para encher a piscina novamente. Para manter a qualidade desses reservatórios, o morador pode adicionar uma colher (das de sopa) de água sanitária comum para cada mil litros de água.

Galeria