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Alunos fazem dinâmica que relaciona elementos das folhas com nascentes, afluentes e foz do Rio Iguaçu

Sanepar retoma atividades de projeto ambiental em escola de Mallet

02/05/2017

Alunos monitoram Rio Charqueada há quatro anos com apoio e orientação da Companhia

Alunos do 7º ano da Escola Estadual Nicolau Copérnico, em Mallet, estão retomando as atividades do projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio”. Com apoio e orientação de técnicos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), os alunos monitoram, desde 2013, o Rio Charqueada. Ele está localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu e também é manancial de abastecimento da cidade.

Várias ações estão programadas para ocorrer, durante todo o ano, em prol das águas do rio. A primeira delas foi feita no fim de abril, quando 30 alunos fizeram uma caminhada de reconhecimento da bacia. “Como todos os anos mudam os estudantes que desenvolvem o projeto, primeiramente, nós os levamos para conhecer o rio que vão monitorar. A partir de agora eles serão multiplicadores para as outras turmas”, explica Luciana de Fátima Garcia, gestora socioambiental da Sanepar.

O primeiro ponto de parada para o trabalho foi a entrada do Charqueada, na área urbana, onde foram analisados os principais impactos que ele vem sofrendo ao longo dos anos. Os alunos e professores contextualizaram suas experiências pessoais em relação ao manancial. “Aproveitamos este momento e fizemos uma abordagem técnica sobre erosão, mata ciliar e disposição inadequada de lixo”, conta Luciana.

No segundo ponto, a proposta foi realizar uma dinâmica que associa arte aos conceitos ambientais. Utilizando giz de cera, folhas de papel sulfite e folhas de árvore caídas no chão, os alunos fizeram a “impressão da folha” e foram delineando seus elementos constituintes: bordas, nervuras e limbo. “Ao fim, com os alunos, conduzi uma atividade relacionando a estrutura da folha com a bacia hidrográfica, falando sobre nascentes, divisor de águas, rio principal, afluentes e foz. Foi um aprendizado prático que ajudou os alunos a compreenderem o que é uma bacia hidrográfica”, destaca a gestora.

O aluno Kaliel Vinicius Stalisz gostou tanto da atividade que fez uma comparação e apresentou aos colegas. “Compreendi bem a proposta e, então, fiz uma comparação no meu desenho: na folha, a Bacia do Iguaçu, uma nervura é o Rio Charqueada, aí vêm as nascentes na região de Curitiba e a foz, na região de Foz do Iguaçu”, disse ele. Para Luciana, esse aprendizado foi marcante.

PRÓXIMA ATIVIDADE - A próxima ação da Sanepar acontecerá com alunos do 9º ano, na terça-feira (9). Será uma dinâmica chamada de “Oficina de Futuro”, em que os estudantes avaliam realidade versus sonho, detalhando a situação atual do rio e traçando um plano de ação para que o rio chegue à situação ideal.

O projeto também deve ampliar horizontes e ultrapassar os portões escolares. Representantes da Escola Nicolau Copérnico e da Sanepar reuniram-se com membros das Secretarias de Educação, Agropecuária e Meio Ambiente e Saúde da Prefeitura de Mallet propondo atividades em parceria, de modo a tornar o projeto uma ação municipal.

“Já temos uma série de dados desde 2013. Nossa próxima iniciativa será elaborar um plano de ação conjunto, para as ações educativas, e pretendemos levar para todo o município de Mallet. A parceria foi efetivada e, agora, vamos definir e implantar as demais ações”, comenta Luciana.

Galeria

  • Alunos fazem dinâmica que relaciona elementos das folhas com nascentes, afluentes e foz do Rio Iguaçu
  • O aluno Kaliel apresentou sua folha aos colegas e relacionou o desenho com a Bacia do Iguaçu: “Compreendi a proposta”
  • Cerca de 30 alunos do 7º ano da Escola Nicola Copérnico fizeram a caminhada de reconhecimento do manancial
  • A gestora Luciana aproveita a caminhada para explicar sobre erosão, mata ciliar e disposição inadequada de lixo
  • Rio Charqueada é monitorado por estudantes da Escola Nicolau Copérnico desde 2013