Notícias

Biogás de estações de tratamento de esgoto pode ter transformado em energia

Sanepar sedia evento sobre uso do esgoto na geração de energia

28/06/2016

O workshop internacional será em Curitiba. As inscrições são gratuitas e já estão abertas 

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) será sede da 4.ª edição do workshop internacional Aproveitamento Energético de Biogás de ETEs (estações de tratamento de esgoto). O evento reunirá pesquisadores e profissionais que atuam na área para debater as novidades e possibilidades do setor. O evento vai ocorrer no Centro de Tecnologias Sustentáveis (CETS) da Sanepar, em Curitiba, entre os dias 28 e 29 de julho.

A atividade está sendo promovida pela Sanepar e pelo Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil (Probiogás), com apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraná (Abes-PR). O Probiogás é desenvolvido por meio da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, e o governo alemão, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH.

“Este evento é uma iniciativa para proporcionar um espaço de discussões técnicas aprofundadas sobre o biogás no tratamento de esgoto. A Sanepar tem acompanhado de perto essas discussões e participado fortemente na busca de soluções de menor impacto ambiental para seus processos internos”, afirma o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião.

SUSTENTABILIDADE - O gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanepar, Gustavo Rafael Collere Possetti, conta que o uso energético do biogás é um fator importante de sustentabilidade, pois, além de preservar o meio ambiente, pode contribuir para a questão econômica das empresas que prestam serviços de tratamento de esgoto.

“O biogás é uma fonte renovável de energia e seu uso contribui para a minimização das emissões de gases indutores do efeito estufa, provenientes do tratamento anaeróbio do esgoto e de lodos. A recuperação energética do biogás também pode permitir a redução de custos na operação de serviços de saneamento, sejam eles associados à energia elétrica ou à gestão de lodos e escumas”, diz Gustavo.

Para o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, a questão dos custos com energia tem sido um dos entraves no setor de saneamento. “A Sanepar tem procurado estimular pesquisas na área e encontrar soluções sustentáveis para a conservação, a racionalização e a produção de energia no setor de saneamento”, diz. A empresa lançou, neste ano, dois prêmios buscando soluções científicas e boas práticas no uso eficiente de energia no saneamento.

Segundo o presidente, de modo geral, todas as empresas de saneamento também possuem instalações que demandam alto consumo de energia, o que gera muitos custos. Mounir informou que a Sanepar, com cerca de 11 milhões de clientes, gastou 682,9 gigawatt/hora de energia elétrica em 2014 a um custo aproximado de R$206 milhões. Em 2015, o gasto de energia foi de 676,7 gigawatt/hora, mas a Sanepar pagou R$390,8 milhões, num aumento de 89,01% dessa despesa.

INSCRIÇÕES - As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email: probiogas@giz.de. São 150 vagas e o interessado deve informar nome completo, instituição, cargo, estado e telefone. O CETS fica na Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151, bairro Tarumã, em Curitiba. Confira a programação abaixo.

4º WORKSHOP INTERNACIONAL
APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DE BIOGÁS DE ESTAÇÕES DE ETEs

28 DE JULHO - BIOGÁS EM REATORES ANAERÓBIOS

8h às 9h – Credenciamento

9h às 10h30 - Abertura - Sanepar, Probiogás e Abes-PR
- Probiogás - Hélinah Cardoso Moreira (GIZ)
- Iniciativas de Inovação e Pesquisa da Sanepar: recuperação energética de subprodutos de ETEs – Dr. Gustavo Rafael Collere Possetti (Sanepar)

10h30 às 11h – Café

11h às 12h30 - Potencial de produção de biogás em reatores UASB - Dr. Carlos Chernicharo (UFMG) e Dr. Christoph Platzer (Rotaria do Brasil)

12h30 às 14h - Intervalo

14h às 15h30 - Aspectos construtivos e de projeto de reatores UASB - Dr. Klaus Nelting (Netra Consulting) e Dr. Fábio Pressinotti (DAHLEM)

15h30 às 16h - Café

16h às 17h30 - Recuperação e captura de biogás em meio líquido - Dr. Niklas Trautmann (Netra Consulting), Dr. Claudio Souza (UFMG) e Emanuel Manfred Brandt (UFMG)

29 DE JULHO - EFICIENTIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE ENERGIA EM ETEs

9h às 10h - Eficiência energética em ETEs - Ivan Cionek (Vetorlog) e Dr. Fábio Pressinotti (DAHLEM)

10h30 às 11h - Café

11h às 12h30 - Viabilidade econômico-financeira para o uso do biogás de ETEs - Sebastian Rosenfeldt (Rotária do Brasil) e Dr. Fábio Pressinotti (DAHLEM)

12h30 às 14h - Intervalo

14h às 15h30 - Potenciais e desafios associados ao sistema de compensação de energia elétrica - André Luis Zeni (COPEL) e Elson Costa Gomes (Fundação Parque Tecnológico Itaipu)

15h30 às 16h - Café

16h às 17h30 - Apresentação de casos práticos de biogás - Luciano Fedalto (CSBioenergia), Renato Takahashi (SeMAE - São José do Rio Preto) e Victor Valente (KfW)

18h – Encerramento

Galeria

  • Biogás de estações de tratamento de esgoto pode ter transformado em energia
  • Workshop Internacional sobre aproveitamento de biogás de ETEs ocorre em julho