Notícias

No setor de infraestrutura, a Sanepar está em primeiro lugar na Região Sul e em segundo lugar em nível nacional

Companhia sobe 23 posições e se mantém entre as melhores do Brasil

27/07/2016

No setor de infraestrutura, Companhia está em primeiro lugar entre as 100 maiores da Região Sul

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) permanece no grupo de Melhores e Maiores da Revista Exame. Na sua 43.ª edição, o anuário apresenta as 1000 Maiores Empresas do Brasil e, entre elas, as 500 Maiores em Vendas. Neste critério, no exercício de 2015, a Sanepar subiu da 226.ª posição para o 203.º lugar. No setor de infraestrutura, a Sanepar está em primeiro lugar na Região Sul e em segundo lugar em nível nacional. Entre as estatais de todo o Brasil, saltou da posição 25, em 2014, para a 21.ª colocação em 2015, ano de avaliação do ranking.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, comemora o posicionamento da companhia entre as maiores do Brasil. “Confirmamos o que a Exame destaca, ou seja, que é possível alcançar a excelência mesmo em épocas tão adversas”. O anuário, que apresenta as informações em dois macrogrupos (as 500 maiores e as classificadas nas posições 501 e 1000), aponta que entre as 500 maiores de todo o Brasil, o faturamento caiu 4,6% em relação ao ano de 2014; as dívidas subiram 12%; 178 mil empregos foram extintos entre as empresas pesquisadas e o lucro que, em 2014, havia sido de 18 bilhões de dólares “virou prejuízo de 19 bilhões”, em 2015. “Mesmo assim, a Sanepar não para. Mantemos os investimentos e a expansão dos serviços nos 346 municípios onde atuamos”, reitera Mounir. Considerando o critério utilizado pela Exame, o lucro da Sanepar em 2015 foi da ordem de US$ 111 milhões.

No setor de infraestrutura, do qual fazem parte as empresas concessionárias de saneamento, de pedágio, de administração portuária e de aeroportos, a Sanepar está em entre as maiores em crescimento (3.º lugar), liderança de mercado (4.º), liquidez corrente (5.º), rentabilidade (5.º) e riqueza criada por empregado (8.º).

Os indicadores utilizados para a análise de desempenho das maiores e melhores e os termos adotados são: ativo total ajustado, capital circulante líquido, crescimento das vendas, Ebitda, empregados, endividamento, excelência empresarial, giro do ativo, liquidez corrente, lucro, riqueza criada, entre outros.

Paraná – Entre as 500 maiores do Brasil, cinco das empresas mais lucrativas estão no Paraná. Neste grupo duas são controladas pelo governo do Estado: a Sanepar - responsável pelas atividades de saneamento como o abastecimento de água tratada, a coleta e tratamento do esgoto doméstico e a gestão dos resíduos sólidos - e a Copel Geração e Transmissão, que administra usinas e linhas de transmissão.

Galeria

  • No setor de infraestrutura, a Sanepar está em primeiro lugar na Região Sul e em segundo lugar em nível nacional