Notícias

Sanepar substitui redes de água em Nova Aurora

23/05/2011

A Sanepar está executando obras de melhorias operacionais no sistema de abastecimento de água de Nova Aurora, na Região Oeste de Estado. No total, serão remanejados 3,5 mil metros de redes de distribuição de água e padronizadas mais de 200 ligações prediais da área urbana.

A rede, instalada na década de 60, se encontra fora de alinhamento predial. Alguns trechos estão sob as residências e muros, o que torna o processo de manutenção difícil, demorado e causa prejuízos para a empresa, para o município e para a população. “Para consertar vazamentos em uma dessas redes, o serviço se torna mais delicado, as equipes levam tempo maior para realizar os reparos e a população fica um período maior sem o abastecimento”, justifica o gerente regional de Toledo, Fábio Leal Oliveira.

Do final do ano passado até agora já foram substituídos 1.500 metros de redes e padronizadas cerca de 100 ligações de água, com substituição de ramais. A maioria deles apresentava vazamentos.

De acordo com o técnico Claudeison Verza, que trabalha na área operacional do sistema, os reflexos positivos já poderão ser sentidos após a interligação dos primeiros trechos, a partir da próxima semana. “A expectativa da empresa é que com a troca das redes diminuam os casos de vazamentos e também as perdas do sistema de distribuição de água”, destaca o técnico.

Após a conclusão desta etapa de obras, restarão outros 2 mil metros, que serão substituídos gradativamente. A previsão é de que até o final de 2011 toda rede nova esteja em operação. Até a conclusão das obras a Sanepar vai investir, com recursos próprios, cerca de R$ 50 mil.

Equipes da Sanepar substituem mais de 3 quilômetros de redes de distribuição de água

Redes instaladas na década de 60 estão embaixo de casas e muros, o que dificulta a manutenção

Galeria