Notícias

Sanepar suspende rodízio em Guarapuava

12/02/2014

Com apoio da população e reservatórios recuperados, companhia volta a operar o sistema normalmente

A cidade de Guarapuava passará a ter abastecimento normalizado a partir desta quarta-feira (12). A cidade havia sido dividida, desde a última quinta-feira (6), em cinco áreas que abrangiam as mais de 44 mil ligações existentes no município e, dessa forma, todos os bairros eram alternados durante o período de rodízio.

Nos últimos dias, mesmo com as altas temperaturas se mantendo e com apenas um registro de chuva fraca no domingo (9), o consumo começou a diminuir. “Percebemos que a população ouviu nosso apelo, e isso nos deixa muito satisfeitos e gratos. É necessária a mudança de hábito em relação ao uso abusivo e desperdício da água, é preciso que as pessoas colaborem e isso está acontecendo. Se permanecer dessa forma, talvez não seja preciso enfrentar rodízio novamente”, ressalta João Edson de Lima, gerente regional da Sanepar.

As temperaturas têm estado até 4,3 graus acima da média em relação ao mesmo período de 2013. Essas altas temperaturas e a falta de chuvas elevaram o consumo de água da cidade. “Desde o início, trabalhamos intensamente para que não faltasse água em toda a cidade, até por isso foi implantado o rodízio. Também, fizemos vários pedidos à população para que colaborasse, em vista do período atípico de calor intenso e falta de chuvas que estamos vivendo, não só aqui como em outras regiões e estados”, explicou o gerente.

As temperaturas mais altas este ano foram registradas entre os dias 20 e 31 de janeiro, exatamente quando começaram os problemas mais sérios de abastecimento. A Sanepar vinha, desde o início do ano, acompanhando os níveis dos reservatórios e o gráfico de consumo em Guarapuava, que chegou a 12% acima do normal. “Quando falamos acima do normal, é um consumo excessivo, pois de 2013 para 2014 o número de ligações de água aumentou só 2% na cidade. Então, precisávamos que houvesse uso consciente e racional da água”, destaca João Edson.

Segundo o gerente, bastava que em cada residência ou comércio houvesse uma economia de 10% no consumo de água para que o abastecimento pudesse ser normalizado na cidade toda.

OBRAS E INVESTIMENTOS – A Sanepar está realizando investimentos em Guarapuava para acompanhar a demanda de consumo da cidade nos próximos anos. Estão em andamento as obras na Estação de Tratamento de Água (ETA) e de ampliação e melhorias em 22 km na rede de distribuição de água. O investimento total é de R$ 9 milhões. A previsão é concluir as obras em meados de 2014. Ainda neste ano será aberta a licitação para construir mais um reservatório de 4.000m³, a ser instalado junto à ETA, no valor estimado de R$ 5 milhões.

Galeria