Notícias

Sanepar vai atuar em drenagem urbana e resíduos sólidos

17/02/2011

Em encontros com empregados de Londrina e Cornélio Procópio, nesta quinta-feira (17), o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, anunciou que em três anos a rede de esgoto estará na porta da casa de 92% dos londrinenses. Em Cornélio Procópio o índice de cobertura deve ultrapassar 99%. Com os investimentos previstos para Londrina – cerca de R$ 94 milhões, no período – também será possível duplicar a capacidade de captação do Rio Tibagi, assim como a produção de água tratada.

O presidente da Sanepar reiterou que o maior desafio da nova diretoria será ampliar o acesso ao serviço de esgotamento sanitário dos atuais 62% para 70% da população do Paraná. “Teremos que investir mais de R$ 1,5 bilhão nos próximos anos”, adianta Ghignone.

Drenagem e resíduos sólidos - Além de ampliar os índices de atendimento com água e esgoto de Londrina e Cornélio Procópio - que já estão muito acima da média nacional, que gira em torno de 59% - Ghignone anunciou a possibilidade de atendê-los, futuramente, com a gestão da drenagem urbana e de resíduos sólidos, novos mercados em que a Sanepar pretende atuar.

Para isso está sendo criada uma gerência especial para tratar dos resíduos sólidos, seguindo o modelo de sucesso da gestão do aterro em Cianorte, além de uma gerência de Pequenas Comunidades, voltada para o atendimento prioritário dos municípios com menos de 5 mil habitantes. Ghignone destacou ainda que a diretoria estará empenhada em buscar as concessões dos 55 municípios do Paraná onde a Sanepar ainda não presta serviços e também em honrar os compromissos assumidos com os municípios cujos contratos estão vigentes.

Outra medida anunciada é que a administração da Sanepar será descentralizada em 22 gerências, em sintonia com as regiões de desenvolvimento delineadas pelo governo do Estado. A empresa está criando três gerências gerais, sediadas em Maringá, Cascavel e Ponta Grossa, nos moldes das que já existentes em Londrina e Curitiba, “Vamos facilitar e dar agilidade à gestão para resolver os assuntos na base, dando maior atenção aos empregados e também aos usuários”, comentou Ghignone.

Diretoria – Nos encontros regionais que já realizou no Oeste e Noroeste do Estado, Ghignone destaca o orgulho que sente de fazer parte da Sanepar. “Temos uma empresa firme e sólida, com um corpo técnico bastante capaz. Já me sinto um sanepariano”, ressalta.

No Norte do Estado, Ghignone está acompanhado dos diretores de Investimento, João Martinho, de Operações, Paulo Dedavid, e Comercial, Antônio Carlos Belinati. A comitiva também participou de encontros em Maringá, Apucarana e Arapongas nesta quarta-feira (16).

Empregados - Atílio Szabo, de Arapongas, avalia que os planos da nova diretoria coincidem com o que os saneparianos esperavam. “É importante entrar na área de resíduos sólidos porque o tema implica diretamente no ciclo da água, na poluição dos rios. O lixo é a bola da vez. Adorei saber que esse será o foco da empresa”, afirma.

Thiago José da Silva, de Centenário do Sul, teve uma ótima impressão do encontro com o presidente. “Ponho fé na nova diretoria. O presidente está com vontade de fazer o melhor pelo Paraná e para a Sanepar”

O agente técnico administrativo da Sanepar em Cornélio Procópio, Mário Marciano Benedito, trabalha há cinco anos na empresa e disse que é a primeira vez que teve contato com a diretoria. “Avalio que a intenção de conquistar as cidades onde a Sanepar ainda não atua é um grande avanço. O presidente está empenhado em investir na formação e desenvolvimento dos empregados. Acho que vamos passar a ter um maior incentivo”, comenta.

Sandra Shimura está na Sanepar em Londrina há dois anos. Ela diz que os projetos anunciados pela nova diretoria, que visam incentivar a formação dos empregados, foram bem recebidos. “As adequações no plano de gestão por competência eram uma grande expectativa dos empregados.”

Francisco Munhoz Rodrigues, de Ivaiporã, diz que ficou bem impressionado com o presidente. “Pelas suas colocações, estou esperançoso de que vamos ter boas mudanças na Sanepar. Acho que todos estão ansiosos por melhorias.”

Elisabete Gonçalves Mantine, de Apucarana, considera importante o contato com a diretoria da Sanepar. “Com as novas gerências anunciadas, os processos serão mais rápidos.”

Galeria