Notícias

Sanepar vistoria 22 mil ligações de esgoto em Londrina

03/02/2011

Técnicos irão identificar eventuais irregularidades no lançamento de esgoto

 

A Sanepar iniciou nesta semana as vistorias nas ligações de esgoto da Bacia do Ribeirão Cambé, em Londrina. Os técnicos vão vistoriar 21.995 ligações, até o dia 1.º de dezembro, para identificar eventuais irregularidades no lançamento de esgoto.

A vistoria em cada imóvel atendido por rede coletora de esgoto faz parte do Programa Se Ligue na Rede. Os técnicos verificam todos os pontos de geração e saída de esgoto dos imóveis para confirmar se o esgoto está sendo lançado corretamente na rede coletora. O lançamento na galeria pluvial, ou em fossa, é irregular e pode ser enquadrado como crime ambiental. Outra irregularidade frequente é a utilização da rede da Sanepar para escoar a água de chuva.

Quando os técnicos identificam alguma irregularidade, o proprietário do imóvel, ou morador, é notificado para corrigir a ligação. O imóvel será revistoriado. Todas essas informações são lançadas no cadastro e alimentam o relatório, a ser entregue no final do processo à Vigilância Sanitária e à Promotoria do Meio Ambiente, que pode punir os proprietários que não corrigirem as irregularidades.

Áreas
O trabalho de vistorias será iniciado na microbacia do Córrego Água Fresca. Em seguida, será executado na região do Parque Ney Braga, onde está a nascente da Bacia do Cambé. Posteriormente serão visitados os imóveis das regiões Oeste, Central e Sul.

As vistorias serão concentradas nas áreas cuja rede foi implantada até 2006. Nos bairros em que a rede foi instalada após aquele ano - como nos jardins Sabará e Pinheiros - as vistorias já foram efetuadas.

O gerente geral da Região Metropolitana de Londrina, Sérgio Bahls, ressalta que o Programa auxilia na promoção da saúde pública por meio do saneamento básico. “É fundamental que a estrutura de coleta seja usada corretamente pelos moradores, para que os recursos aplicados no sistema tenham a efetividade planejada”, afirmou ele.

Galeria