Notícias

Sanepar vistoria 5 mil ligações de esgoto em Goioerê

03/02/2015

Imóveis que não estiverem corretamente ligados à rede coletora terão prazo para se adequar

Agentes socioambientais estão em campo para vistoriar as ligações de esgoto de cinco mil imóveis na cidade de Goioerê, Norte do Estado. O objetivo da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é evitar o mau uso da rede coletora de esgoto, que pode causar prejuízos à operação do sistema, ao meio ambiente e aos próprios usuários.

Quatro equipes estão em campo desde a última semana e vão percorrer, nos próximos quatro meses, os bairros Jardim Morumbi, Jardim Colina Verde, Jardim Lindóia, Santa Casa, Vila Guaíra, parte do Jardim Curitiba e Centro. O trabalho dos técnicos tem por finalidade identificar onde o esgoto está sendo lançado e se não há irregularidade na ligação da água da chuva, que deve ser encaminhada para a galeria de águas pluviais.

Para realizar as visitas domiciliares, as equipes contratadas utilizam coletes e crachás de identificação e veículo com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. Na vistoria, são utilizados corantes nas pias, ralos, vasos sanitários e nas calhas para facilitar a identificação de possíveis irregularidades. “Os imóveis em que a ligação não estiver totalmente de acordo com o padrão serão notificados e terão prazo de 30 dias para a regularização”, explica o gerente regional de Campo Mourão, Edson Silva de Lima.

Nos endereços em que não for possível efetuar a vistoria será deixado um comunicado com o número de telefone de contato da equipe para que o morador agende a data mais apropriada para a visita dos agentes.

Caso algum cliente tiver alguma dúvida durante a realização dos serviços, poderá ligar no telefone 0800 200 0115.

USO INADEQUADO – O mau uso da rede coletora de esgoto pode gerar problemas aos próprios usuários. Casos de retorno do esgoto dentro dos imóveis e extravasamento em vias públicas são, normalmente, causados por materiais que não deveriam ser jogados dentro da tubulação. Plásticos, panos, pedaços de madeira, entulhos de construção, óleo de cozinha, são alguns dos vilões que provocam problemas para o bom funcionamento do sistema e também para os próprios moradores.

ESGOTO E ÁGUA DA CHUVA – A água da chuva e o esgoto doméstico nunca devem ser misturados. Cada um tem sua rede própria. A água da chuva deve ser canalizada para a tubulação de concreto, implantada pela Prefeitura. É chamada de galeria de água pluvial. É nesta rede que estão as bocas de lobo, equipamento com grade, instaladas entre a rua e o meio-fio. Quando os moradores fazem ligações irregulares, ou seja, direcionam a água da chuva na rede da Sanepar, aumenta o volume dentro da rede, o que provoca extravasamentos e até mesmo refluxo do esgoto para dentro dos imóveis, porque as redes coletoras, as estações elevatórias e as estações de tratamento do esgoto estão dimensionadas para receber apenas o esgoto doméstico.

Galeria