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Sanepar vistoria ligações de esgoto no comércio de Nova Aurora

01/07/2019

Empresa mantém programa de verificação em imóveis comerciais para evitar danos ambientais e garantir a saúde dos moradores

A Sanepar está fazendo vistorias técnicas nos imóveis comerciais de Nova Aurora para verificar se a interligação entre a rede interna e a rede coletora de esgotos está instalada de maneira correta. As vistorias devem seguir até o final de 2019.

Durante as vistorias, os comerciantes são orientados a realizarem corretamente a conexão de seu imóvel à rede coletora, a fim de evitar refluxo do esgoto para o imóvel e também prevenir danos ambientais. Os casos mais comuns de irregularidades são a falta de ligação na rede de esgoto ou ligação de água de chuva na rede coletora de esgoto, falta de caixa de gordura, além do lançamento de óleo de cozinha diretamente na rede coletora.

O lançamento de óleo na tubulação de esgoto prejudica o tratamento do esgoto nas estações. Bares, restaurantes e oficinas mecânicas devem ter dispositivos de coleta alternativa para o descarte de óleo de cozinha ou óleos lubrificantes.

Conforme determina o Código Sanitário Estadual, é obrigatória a ligação de todos os prédios residenciais, comerciais e industriais localizados em áreas servidas por sistema de coleta de esgoto. O lançamento indevido do esgoto doméstico provoca mau cheiro, poluição, proliferação de insetos e favorece o surgimento de doenças pelo contato com a água poluída. Lançar água de chuva na rede coletora de esgoto pode provocar extravasamento e também prejudicar o tratamento do efluente.

AGENTES - Os agentes podem ser identificados pelo uso de crachá e colete azul com a inscrição “A serviço da Sanepar”. É importante que a população os receba e ouça as suas orientações. Eles precisam entrar no imóvel e aplicar um corante que identifica onde o efluente está sendo lançado.

Caso seja constatado que o imóvel ainda não está interligado à rede ou outra irregularidade, o cliente será notificado e terá prazo de 30 dias para a adequação. A residência que estiver com a conexão feita de maneira correta recebe um certificado de regularidade.

Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar através do telefone 0800 200 0115 ou pelo site www.sanepar.com.br.

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